Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Correios recuam e abandonam suspensão que encareceria envio de livros no Brasil

Medida prejudicava livreiros que dependem do serviço conhecido como 'registro módico'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os Correios recuaram e cancelaram a suspensão do serviço conhecido como "registro módico", que, na prática, encareceria o envio de livros e material didático no Brasil. A decisão foi tomada na tarde desta terça-feira (24).

Mais cedo, o Painel revelou a suspensão promovida pelos Correios desde o final da semana passada. Livreiros apontaram à coluna que a medida trazia prejuízo financeiro à categoria em um momento em que, devido à crise do novo coronavírus, a atividade econômica já está abalada.

Em nota ao Painel no início da tarde, os Correios afirmaram que o serviço estava suspenso "em atendimento ao plano de ação implementado pelos Correios de combate à Covid-19, que trata dos protocolos operacionais e profiláticos adotados pela empresa, baseados nas orientações do Ministério da Saúde."

No meio da tarde, eles comunicaram apenas que o serviço havia sido retomado.

O registro módico é a categoria de envio mais utilizada pelas livrarias, pois não cobra pela distância, mas pelo peso. Ou seja, um envio de livro para outro estado custa o mesmo que para alguns quarteirões de distância. Trata-se de um serviço que só pode ser utilizado para envio de livros ou material didático.

Sem o serviço, as opções que restam são Sedex ou PAC, nas quais o valor cobrado é proporcional à distância dos endereços de envio e de recebimento, encarecendo a operação significativamente.

No caso de um PAC, por exemplo, utilizado para livros com mais de 500g (que são maioria), o valor de frete chega a ser o dobro do que seria no caso de um registro módico.

O livreiro Ricardo Lombardi, do sebo Desculpe a Poeira, em Pinheiros, São Paulo, negociou um livro com o frete de R$ 12,29 por registro módico, com Pelotas (RS) como destino.

Nesta segunda-feira (23), ao chegar aos Correios, foi informado da suspensão do serviço e da necessidade de utilizar PAC (o livro pesava mais de 500g). Ele teve que arcar, então, com um frete de R$ 24,80.

"É frustrante para o livreiro ver que num momento desses, em que precisamos valorizar as iniciativas on-line, os livros —e a cultura— sejam prejudicados dessa forma", diz.​

Em comunicado aos livreiros cadastrados em sua plataforma, a Estante Virtual disse que estava tratando da situação com o governo federal. Enquanto isso, sugeriu que os livreiros apenas empacotassem os livros, mas não os enviassem e aguardassem ​novas instruções. Em medida no mesmo sentido, aumentou os prazos de entrega previstos no site.

A coluna Painel agora está disponível por temas. Para ler todos os assuntos abordados na edição desta terça-feira (24) clique abaixo:

Guedes deu preferência a empresários nos dias que antecederam à MP trabalhista

Hospital Albert Einstein vai contratar quase 1.500 profissionais de saúde em SP para enfrentar coronavírus

Youtube tira do ar vídeo em que guru bolsonarista Olavo de Carvalho diz que coronavírus não existe

Peruíbe decide manter bloqueios mesmo após decisão do TJ-SP contra fechamento de estradas

Interino no comando do Congresso diz que disposição é manter MP trabalhista

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.