Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

STF decide e BNDES terá que abrir segunda caixa-preta

Banco é obrigado a divulgar remuneração de todos os empregados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Caixas-pretas Passado o escrutínio em suas operações financeiras, o BNDES terá que abrir uma segunda caixa-preta. O banco estatal foi obrigado a tornar públicas informações que, por mais de seis anos, batalhou na Justiça para manter sob sigilo. O Supremo determinou que o banco divulgue as remunerações de todos os seus empregados, não só dos diretores. A briga nos tribunais começou em 2013, com uma ação civil pública do Ministério Público. O BNDES afirma que a mudança ocorrerá a partir de abril. 

Tesouro Mesmo sob nova direção, que assumiu com discurso de fazer uma devassa interna, o banco seguiu tentando manter os dados reservados. Segundo o BNDES, revelar os salários daria munição a concorrentes para aliciar seus funcionários, gerando aumento da rotatividade.

Perdeu A remuneração do banco entrou na berlinda quando veio à tona o pagamento de elevados prêmios e participação nos lucros, apesar de muitas operações não terem tido êxito. O Brasil tomou calote de Venezuela, Cuba e Moçambique em empréstimos concedidos pela instituição a obras de construtoras como a Odebrecht. 

Patrão Gustavo Montezano, presidente do banco desde julho, recebe R$ 80,8 mil de salário por mês --o dobro do teto do funcionalismo federal, limitado pela remuneração dos juízes do STF, de R$ 39.293.

Para quem defende Bolsonaro por sua agenda econômica: PIB só cresceu 1%, mas o gasto militar, 10,9%. Milicos acima de todos!

Do deputado Jorge Solla (PT-BA), sobre despesas recordes do Ministério da Defesa, em 2019, primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro

A coluna Painel agora está disponível por temas. Para ler todos os assuntos abordados na edição desta segunda (2) clique abaixo:

STF decide e BNDES terá que abrir segunda caixa-preta

Aliados de Bolsonaro temem que quebra de acordo afete outras agendas do governo no Congresso

Escola de SP contraria ministério da Saúde e coloca alunos em quarentena por coronavírus ​

Contrato do Serpro suspenso pelo TCU foi assinado em fevereiro

Márcio França recebe apoio do PDT na disputa pela Prefeitura de SP

Congresso inclui novidade em texto de MP e muda mercado de seguros ​ 

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.