Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Temporários são vistos como válvula de escape na ausência de concursos públicos

Medida Provisória aumenta o número de atividades cobertas por modalidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Autoridades enxergam a medida provisória do emprego temporário, apresentada nesta segunda (2), como uma ferramenta que pode funcionar como válvula de escape em alguns órgãos, onde já se fala em colapso com a decisão de Paulo Guedes (Economia) de não abrir novos concursos. A MP aumenta o número de atividades cobertas por temporários, em prazo de 6 meses a 4 anos --ou seja, poderia evitar paralisias na máquina até o fim do mandato de Jair Bolsonaro.

Dança das cadeiras Carreiras típicas de Estado não podem ser cobertas por temporários, como policiais ou auditores fiscais. Mas, como ocorrerá no INSS, eles podem suprir o trabalho de profissionais hoje deslocados para ações burocráticas, liberando servidores suas atividades. 

Trava A avaliação deve ser feita por cada órgão, pois será preciso obedecer requisitos definidos pela MP, como por exemplo indicar se o intuito é prevenir danos ou graves riscos à população.

Torcida Líderes do Parlamento afirmam que, ao votar para manter os vetos de Bolsonaro no Orçamento impositivo, o Congresso sai da linha de tiro das manifestações do próximo dia 15, esvaziando o discurso dos movimentos.

Tiroteio

A Assembleia é a casa do povo e o povo tinha que ir para lá protestar mesmo. Houve excesso com bombas e balas de borracha
Da deputada estadual Leci Brandão (PC do B), sobre a repressão da PM ao protesto de servidores contra a reforma da previdência em São Paulo

A coluna Painel agora está disponível por temas. Para ler todos os assuntos abordados na edição desta quarta (4) clique abaixo: 

MDB do Senado cobiça relatoria do Orçamento de 2021

Promotoria arquiva suspeita de corrupção de presidente do TCM de SP

Só 4 cidades paulistas seguem plano da ONU contra desastres naturais

Moro viaja com empresários aos EUA para estudar crimes cibernéticos

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.