Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

AGU diz que não existe uma sala no Planalto para Carlos Bolsonaro, vereador no Rio

Filho do presidente tem coordenado estratégia digital em defesa do chamado isolamento vertical

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em resposta a uma ação civil pública movida pelo PSDB na Justiça Federal, a Advocacia-Geral da União disse que Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e vereador no Rio, não tem uma sala próxima ao gabinete presidencial, no Palácio do Planalto.

De acordo com relatos feitos à Folha, Carlos começou a usar, a partir do final de março, uma sala do terceiro andar, onde coordena a ofensiva do governo nas redes sociais. O espaço, que já h​avia sido ocupado antes pelo vereador, pertence ao assessor internacional da Presidência, Filipe Martins.

A presença do filho do presidente na sede administrativa gerou reclamações na equipe ministerial. O receio é de que Carlos, conhecido nas redes sociais como "pitbull", passe a monitorar a atividade de auxiliares presidenciais para contar ao pai.

Mentor do chamado "gabinete do ódio", bunker digital do Palácio do Planalto, o vereador tem atuado na estratégia online em defesa de uma quarentena vertical, ou seja, que resguarde apenas os grupos de risco (como idosos e pessoas com doenças preexistentes).

O PSDB, então, moveu ação para que o vereador desocupasse a sala e fosse impedido de utilizar bens ou serviços da União, sob pena de multa diária.

Em sua manifestação, a AGU acusa o PSDB de usar o Judiciário como "instrumento de desforra política". A AGU diz que o único argumento da ação do PSDB é o de que Bolsonaro e Carlos não negaram a veracidade das informações divulgadas pela imprensa.

Ela ainda lista que o Palácio do Planalto, o gabinete pessoal do presidente, a Secretaria Especial da Administração já disseram que Carlos não tem uma sala no local e apenas frequenta o palácio como visitante.

“O que se tem posto é que a presença do réu Carlos Bolsonaro no âmbito do Palácio do Planalto dá-se tão somente na condição de visitante, haja vista que seu genitor ocupa atualmente o cargo de Presidente da República. Não há, assim, por parte dele qualquer usufruto das instalações da União Federal, salvo o próprio serviço de segurança a ele prestado enquanto familiar do Presidente da República", diz nota da Secretaria-Geral da Presidência reproduzida no documento da AGU, que pede o indeferimento da ação.

com Mariana Carneiro e Guilherme Seto

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.