Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Coronavírus

É preciso mais tempo para vincular isolamento com achatamento da curva, diz secretário de SP

Fila de exames ainda não analisados e a mudança de protocolo para testes podem distorcer a curva

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Devagar A relação direta entre as medidas de isolamento e o achatamento da curva de casos de coronavírus em São Paulo tem sido questionada por especialistas e secretários estaduais de Saúde. A fila de exames ainda não analisados e a mudança de protocolo para testes apenas em casos graves podem distorcer a curva. O coordenador do Controle de Doenças da secretaria estadual de Saúde de São Paulo, Paulo Menezes, pede cautela na análise.

Calma "A gente precisa de mais informação e de mais tempo para ter uma visão mais clara. O gráfico é uma sugestão", diz Menezes, ressaltando que outros indicadores sugerem também desaceleração, mas ainda não dão convicção. Infectologistas consultados dizem o mesmo, mas ressaltam que o fato de o sistema de saúde do estado estar sobrevivendo mostra eficácia das medidas.

A orientação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde é no sentido de manter ações de distanciamento social e quarentena.

Polêmica Nas redes sociais, Doria divulgou gráfico que mostrava desaceleração e disse que era graças às medidas. Fábio Vilas-Boas, secretário de Saúde da Bahia, rebateu, chamando de "desaceleração fake". "Resultado da interrupção da realização dos testes em todos os sintomáticos. Agora só realizam em pacientes internados graves."

Lupa A mudança de padrão em SP, de só fazer exames em casos graves, começou junto com o isolamento. Além disso, até o início da semana passada, o Instituto Adolfo Lutz tinha uma fila de 14 mil testes aguardando resultado, causando distorção na análise.

TIROTEIO

Lá no Telegram não tem nenhum vídeo censurado. Sabe quem pode me calar? Deus. Só Deus
De Silas Malafaia, pastor evangélico que teve postagens apagadas pelo Twitter por colocar em questão a eficácia das quarentenas

Com Mariana Carneiro e Guilherme Seto

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.