Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Justiça do RN decide que aluno deve continuar a pagar mensalidade da universidade durante pandemia

Instituição de ensino argumentou que mantém aulas de maneira remota e também é atingida pela crise

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Pague O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte decidiu que um dos alunos da Universidade Potiguar deverá continuar a pagar mensalidades integralmente durante a pandemia. Trata-se da primeira decisão do tipo em segunda instância.

Ruim para todos Os argumentos da universidade, acolhidos pelo tribunal, foram os de que mantém as atividades de maneira remota; de que a interrupção de aulas presenciais decorre de fato alheio ao seu domínio e respeita determinação do MEC; e que a crise do coronavírus também tem atingido sua saúde financeira.

Desconto O aluno, que ganhara a causa em primeira instância, queria a suspensão do pagamento de mensalidades por seis meses ou reduzir o valor delas pelo período em que não houver atividades presenciais.

Referência A UnP faz parte do grupo Laureate, que controla também a Anhembi Morumbi e a FMU, entre outras, e foi representada por Adriana Astuto, do escritório Bichara Advogados. A decisão marca um precedente para casos similares que estão surgindo.

"A decisão coloca a questão sob a perspectiva correta, de que todas as partes da relação estão afetadas pela crise, o que inclui as instituições que continuam a pagar salários e estão a sofrer com inadimplência e e evasão, isto é muito importante", diz Astuto.

"Logo, não se pode afirmar que as instituições estão tendo reduções de custos com a suspensão das aulas presenciais a ponto de justificar revisão dos contratos, devendo ser lembrado ainda que, além da inadimplência e da evasão, elas estão incorrendo em despesas operacionais extraordinárias ou imprevistas, sobretudo tecnológicas, para se adequarem rapidamente à nova realidade de aulas remotas, entre outras", completa.

Com Mariana Carneiro e Guilherme Seto

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.