Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Maquininhas indicam queda mais forte nas vendas em estados do Nordeste

Dado sugere que arrecadação desses estados deve sofrer mais na crise

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dados apresentados a governadores e prefeitos de pagamentos feitos com máquinas de cartão na última semana mostram que estados do Nordeste estão sofrendo mais com a retração nas vendas do que os do Sul e Sudeste. As informações indicam que a perda de receita desses gestores também será mais aguda.

A média nacional de recuo está em torno de 35%, mas as vendas nos estados do Nordeste tiveram redução de 40%. Em Piauí e Paraíba, a retração foi próxima a 60%.

Dos dez estados com maior retração nas maquininhas, oito ficam no Nordeste. Rio e Santa Catarina completam a lista.

Os dados já foram informados a Rodrigo Maia (DEM-RJ) e líderes da Câmara, que discutem a aprovação de um plano de socorro financeiro a estados e municípios, com repasse direto de verba federal e também com ampliação do endividamento.

O economista José Roberto Afonso, especialista em contas públicas, arrisca uma explicação para a queda mais vertiginosa no Nordeste. Com uma parcela maior da economia na informalidade, eles são os mais afetados pela restrição de pessoas nas ruas.

Dessa forma, a menor mobilidade parece afetar, segundo o economista, com mais intensidade estados mais pobres (mais informais) e prefeituras mais ricas (mais dependentes da arrecadação de ISS do que de repasses do governo federal).

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.