Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Médico de Kalil diz que não tem como dizer se foi cloroquina que o curou de coronavírus

'Tive coronavírus, tomei Novalgina e outros remédios e estou curado. Vou dizer que a Novalgina cura?', afirma

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O cardiologista Roberto Kalil Filho, do hospital Sírio-Libanês, tomou cloroquina em seu tratamento contra o coronavírus mesmo com a resistência de um de seus médicos, Carlos Carvalho, que o atende na mesma instituição e é professor da Universidade de São Paulo.

O pneumologista diz que Kalil perguntou, após conversar com outros membros da equipe médica, se deveria incorporar a cloroquina. Carvalho respondeu que não concorda com o uso do remédio para isso no momento, mas que não se oporia ao colega. "Cientificamente, estou certo de que ainda não há estudos que comprovem a eficácia da cloroquina contra o coronavírus", diz Carvalho.

“Não há como dizer que foi a cloroquina que ajudou o Kalil. Ele tomou outros remédios além dela”, completa. “Eu mesmo tive coronavírus, tomei Novalgina e outros remédios e estou curado. Vou dizer que a Novalgina cura coronavírus?”

Carvalho, 66, faz parte de grupo de risco, foi contaminado pelo coronavírus e curou-se sem cloroquina. “Se amanhã os estudos mostrarem que a cloroquina é eficaz, vou receitar aos pacientes. Por enquanto nada disso foi apresentado”, afirma.

Ele voltou a trabalhar nesta quarta-feira (8). Sua esposa também foi contaminada e segue em tratamento.

O médico Roberto Kalil Filho
O médico Roberto Kalil Filho - Reinaldo Canato/Folhapress

Carvalho ressalta que existe também o lado emocional, e então ele tem conversado com pacientes caso a caso para decidir se aplica ou não a cloroquina. Sua crítica se dirige ao uso generalizado do remédio sem que existam evidências científicas mais sólidas de sua eficácia, diz.

Nesta quarta-feira (8), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) saudou Kalil em seu pronunciamento por ter declarado que se tratou com cloroquina e por dizer que está usando o remédio em seus pacientes.

Ao Painel Carvalho disse que não viu o pronunciamento. Informado de que o presidente disse que a decisão de Kalil poderia salvar milhares de vidas, ele afirmou não saber se isso acontecerá de fato.

"Não sei dizer. Não critico quem prescreve aos pacientes. Os casos têm individualidade e têm que ser tratados numa relação entre médico e paciente. Mas acho que ainda não temos estudos científicos o suficiente para receitar cloroquina para todo mundo", diz.

"Você pode gerar uma situação em que a pessoa contaminada com coronavírus acha que tem que conseguir cloroquina e, se não conseguir, fica desesperada, quando ainda não é certo que esse é o método mais eficaz", pondera.

Com Mariana Carneiro e Guilherme Seto

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.