Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Novo ministro da Saúde ignora aglomerações e presença de Bolsonaro em atos

Deputados discutem chamar o ministro a detalhar planos sobre isolamento social na Câmara

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Diga a que veio Parlamentares viram a ida de Jair Bolsonaro (sem partido) a ato pró-intervenção militar neste domingo (19), gerando aglomeração, como o primeiro teste para avaliar o comportamento de Nelson Teich, novo ministro da Saúde.

No sábado (18), Bolsonaro também cumprimentou participantes de um ato organizado por católicos, em frente ao Palácio do Planalto. Ao contrário do ex-titular da pasta, Luiz Henrique Mandetta, que mandou recados ao presidente em vezes que ele foi às ruas, Teich silenciou. Deputados de centro e esquerda discutem chamá-lo a falar na Câmara sobre as ações que quer adotar no combate ao coronavírus.

Quem és tu Líderes partidários avaliam que Teich não detalhou suas posições sobre isolamento. O silêncio dele neste domingo reforçou a avaliação de que ele será tutelado por Bolsonaro. Gerou ainda o receio de que ele possa chancelar a ideia do presidente de pôr fim a políticas de distanciamento adotadas por estados.

Fora de área Procurado, o Ministério da Saúde informou que não se manifestaria sobre a participação de Bolsonaro no protesto em Brasília.

Disco arranhado O presidente, que passou a semana negociando cargos com integrantes do Centrão para atraí-los à sua base, mais uma vez neste domingo negou publicamente as próprias ações e disse: "Chega da velha política".

Burros n'água A atitude serviu para parlamentares contrários a esse tipo de aproximação pregarem que os pares precisam entender que Bolsonaro não mudará. Da última vez que o presidente foi a atos contra o Congresso, o governo havia acabado de negociar com o Parlamento a divisão de cerca de R$ 30 bilhões em emendas.

Mais um Militares do governo afirmam que o general Eduardo Pazuello, ex-coordenador da operação Acolhida, vai fazer parte do time do novo ministro da Saúde. Uma hipótese é que o militar seja o número 2 da pasta, como mostrou o jornal O Globo neste domingo.

Em suas mãos O general é reconhecido no Exército por sua habilidade em logística e espera-se que ele auxilie na distribuição de insumos na pasta.


TIROTEIO

Eles marcharam sobre Roma em 1922 e pela família em 1964. Agora voltam à Avenida Paulista. Não costuma acabar bem...

Do advogado Pierpaolo Bottini, sobre os atos deste domingo (19) em São Paulo e outros estados com pedidos de intervenção militar

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.