Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Coronavírus

Twitter aplica sanção contra postagem de ex-ministro Osmar Terra sobre quarentena

Empresa mudou regra e não apagou tuíte, mas considerou que viola regras de uso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Twitter aplicou uma sanção, na tarde deste sábado (4), em uma postagem feita pelo ex-ministro Osmar Terra (MDB-RS).

Em uma mudança de postura em relação ao coronavírus, a empresa, agora, decidiu deixar os tuítes disponíveis, mas com um filtro, que diminui o alcance, além de avisar que a publicação fere as regras do uso da rede por potencialmente colocar as pessoas em maior risco (veja nota abaixo).

Na semana passada, o Twitter apagou postagens, como no caso do presidente Jair Bolsonaro, do senador Flávio Bolsonaro, do deputado Eduardo Bolsonaro, do ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente) e do pastor evangélico Silas Malafaia, como mostrou o Painel.

Na postagem, o ex-ministros Osmar Terra diz que a quarentena aumenta casos de coronavírus. O Ministério da Saúde e a OMS recomendam o isolamento social no enfrentamento à doença.

O deputado federal virou contraponto de Luiz Henrique Mandetta e referência de bolsonaristas. Terra, que também é médico, diz que apenas idosos e grupos de risco devem ser isolados.

"Insisto que a quarentena aumenta os casos do coronavírus. A curva da epidemia nos países que a adotaram mostra isso(veja a curva do contágio na Itália, a linha verde marca início de quarentena radical). Isso pq o contágio se transfere da rua para dentro de casa e fica mais fácil", escreveu o ex-ministro na tarde deste sábado (4).

Na mudança de postura, a empresa diz que quer deixar a autoridade pública se responsabilizar pela postagem que fez. A ideia também é que as pessoas possam ver o que foi considerado um problema.

Leia a nota na íntegra do Twitter.

O Twitter anunciou recentemente em todo o mundo a expansão de suas regras para abranger conteúdos que forem eventualmente contra informações de saúde pública orientadas por fontes oficiais e possam colocar as pessoas em maior risco de transmitir COVID-19. Entre as medidas que podemos tomar em caso de violação a essas regras está a aplicação do aviso de interesse público nos casos em que líderes violam nossas diretrizes específicas para COVID-19. À medida que a pandemia evolui, queremos garantir que estamos usando nosso aviso para manter um registro público, oferecendo às pessoas mais contexto sobre o que seus líderes estão dizendo e garantindo que eles sejam capazes de se responsabilizar por seus comportamentos.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.