Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Aparições de Doria e eleição 2020 irritam equipe de Covas durante pandemia

Prefeito teme que méritos da condução da crise do coronavírus na cidade fiquem todos com o governador

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A relação com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), tem gerado descontentamento na equipe de Bruno Covas, também tucano.

Para membros da gestão municipal, a condução da cidade na crise do coronavírus, comandada pelo prefeito, tem sido ofuscada pela máquina de projeção de imagem do governador.

Doria tem a pretensão de disputar as eleições presidenciais de 2022. No entanto, dizem os covistas, ele parece se esquecer que seu aliado tentará a reeleição daqui a alguns meses, em 2020.

Uma preocupação adicional na tomada de decisões e na elaboração de projetos de Covas tem sido, por exemplo, a divulgação deles antes que isso seja feito pelo governador.

A relação dos dois chegou a um ponto baixo nos últimos dias, nas negociações sobre o projeto de flexibilização da quarentena apresentado pelo governador de São Paulo, como mostrou a Folha.

Inicialmente, o governo do estado planejava incluir a capital no grupo de municípios da chamada "área vermelha", sobre a qual incidem as regras mais rigorosas, sem reaberturas. Após reação de Covas, São Paulo foi colocada na laranja e terá a permissão para reabrir shoppings e lojas de rua.

Na avaliação dos tucanos da capital, Covas é prejudicado quando o governador cita publicamente os projetos municipais de combate ao coronavírus com referências tímidas ao prefeito. Com isso, argumentam, Doria fica com os louros de ações que são principalmente do município.

É o caso dos hospitais de campanha do Pacaembu e do Anhembi, que são municipais (ainda que tenham tido também investimento estadual), mas são frequentemente citados pelo governador.

O apoio financeiro do estado também tem sido motivo de queixas na gestão municipal, o que ainda piora a equação. Antes mesmo da pandemia, os tucanos esperavam mais apoio de Doria em projetos na capital, dado que 2020 é ano eleitoral.

Dessa forma, avaliam, Covas fica com o ônus dos gastos e investimentos, mas sem os bônus, dos quais depende para continuar no posto por mais quatro anos.

Em nota ao Painel, o secretário municipal de Comunicação, Marcus Sinval, afirma que a prefeitura repudia "toda e qualquer tentativa de vincular as ações de combate à disseminação do coranavírus na cidade de São Paulo ao calendário político-eleitoral e nega, veementemente, a existência de descontentamento em relação à condução das medidas para enfrentar a pandemia adotadas pelo governo estadual".

Sinval afirma que é "público e notório" que as decisões foram "definidas e comunicadas em conjunto". Ele diz que foi essa estratégia que permitiu "evitar a perda de pelo menos 30 mil vidas na cidade".

Com Mariana Carneiro e Guilherme Seto

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.