Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Associação de advogados públicos critica instrumentalização e militarização da AGU por Bolsonaro

Grupo diz que a função de assessoramento jurídico perdeu espaço para a 'defesa de teses de ocasião'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A APD (Associação de Advogadas e Advogados Públicos pela Democracia) divulgará ainda nesta domingo (24) nota pública com críticas ao que veem como instrumentalização da Advocacia Geral da União.

Segundo eles, a função primordial de assessoramento jurídico do Executivo, apontando caminhos constitucionais possíveis, tem sido desviada "para a criação e defesa de teses de ocasião".

O órgão, comandado por José Levi Mello desde o final de abril, tem sido utilizado pelo governo Bolsonaro para "defender judicialmente a distorção de fatos históricos como a guerrilha do Araguaia", diz a nota da APD. Na semana passada, a AGU defendeu na Justiça que é preciso conviver com "interpretações divergentes" sobre a ditadura militar.

"A AGU deve atuar de forma a prevenir enfaticamente o desmonte das instituições e das políticas sociais e se manifestar de forma contundente contra políticas públicas em desacordo com mandamentos constitucionais e legais. No entanto, o governo insiste em instrumentalizar a instituição para a criação e defesa de teses de ocasião", diz a nota.

A associação também condena, no documento, a militarização da AGU, "o segundo ministério com maior número de militares", e a função de "ajudante de ordens" que a instituição tem tido "nos processos de desmonte ambiental" promovidos pelo governo federal.

O advogado-geral da União, José Levi Mello do Amaral Junior
O advogado-geral da União, José Levi Mello do Amaral Junior - Isac Nóbrega/PR

Com Mariana Carneiro e Guilherme Seto

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.