Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Bancos apelam ao governo contra pautas negativas ao setor no Congresso

Entre parlamentares, há caldo de insatisfação com a baixa liberação de crédito para empresas em dificuldade durante a pandemia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A romaria dos bancos para tentar desarmar pautas que consideram prejudiciais no Congresso levou o presidente da Febraban, Isaac Sidney, a uma visita ao gabinete de Jorge Oliveira (Secretaria Geral) na última quinta (21).

Os bancos estão em alerta com a tramitação de três projetos no Senado: um suspende a cobrança dos empréstimos consignados durante a pandemia, outro eleva de 20% para 50% a tributação da CSLL e o terceiro propõe que os juros do cartão e do cheque especial sejam limitados em 30% ao ano -- hoje, eles são de 130% e 290% ao ano, respectivamente.

Entre parlamentares, a avaliação é de que, se colocados em votação, os projetos têm potencial para serem aprovados, uma vez que há um caldo de insatisfação com a liberação de crédito para empresas em dificuldade durante a pandemia.

Sidney visitou ainda Davi Alcolumbre (DEM-AP) e Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidentes da Câmara e do Senado, os que controlam a agenda de votações nas casas. A avaliação de parlamentares é que, sem a garantia de que pode frear a pauta no Legislativo, os bancos tentam convencer o governo de um eventual veto.

A medida que mais gera preocupação é o tabelamento de duas das linhas de crédito mais caras do mercado, iniciativa que é rechaçada pelo setor.

Para os bancos, o limite fere a Constituição, por ser uma interferência indevida em administração privada. Além disso, desorganizaria o mercado de crédito -- o cheque especial teria taxas mais baixas do que o consignado, por exemplo.

Apesar do potencial negativo, representantes dos bancos veem que posições favoráveis ao tabelamento estão sendo tomadas por parlamentares governistas. O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), propôs uma emenda limitando as taxas, mas subindo o teto para algo em torno de 100% ao ano.

Com Mariana Carneiro e Guilherme Seto

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.