Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Entidade diz que há subnotificação de mortes de índios e cria contagem por conta própria

Número de óbitos é mais que três vezes maior que o registrado oficialmente pelo Ministério da Saúde

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Site A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil lançou o site http://quarentenaindigena.info, em que mostra números com apuração própria sobre indígenas e o coronavírus.

Mais Os dados são levantados com a colaboração de diversas organizações indígenas regionais, e mostram números mais trágicos que os oficiais: 55 mortos e 223 contaminados, mais que os 16 mortos e 214 contaminados do boletim de sábado (9) da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) do Ministério da Saúde.

Contraste A diferença nos números se dá porque a Sesai contabiliza apenas os casos que ocorrem em aldeias e terras indígenas, deixando de fora da conta os que são tratados nas redes dos centros urbanos.

Papel Neles, os indígenas se queixam de não serem reconhecidos e contabilizados como indígenas se não estiveram portando o Rani, uma certidão de nascimento indígena. Em alguns casos, relatam, têm sido registrados como pardos ou somente como civis, sem distinção, o que poderia gerar subnotificação.

Amazonas É o que dizem os representantes do povo kokama, de comunidades localizadas no alto e médio rio Solimões, no Amazonas. Seus representantes dizem que nas UPAs e no Hospital de Guarnição de Tabatinga, eles não têm sido registrados como indígenas se não estiverem com o Rani, o que, além de ter impacto simbólico em relação a suas identidades, pode afetar as estatísticas do efeito do coronavírus sobre as comunidades indígenas.

"Para quem vive na cidade, é preciso ter Rani para provar que é índio, e isso é errado. A partir do momento que a pessoa deixa a aldeia, não deixa de ser índio. Estamos fazendo o levantamento, sabemos que estamos morrendo", diz Glades Rodrigues, presidente da Federação Indígena do Povo Kokama, que calcula terem morrido até o momento nove membros da comunidade.

Sobre o hospital militar de Tabatinga, o Exército afirma que um paciente só é registrado como indígena quando porta "carteira de identificação indígena" ou quando "acompanhado de informações de membro da Sesai". Sem os documentos, são classificados como "civis", indistintamente.

O governo do Amazonas não respondeu sobre os registros em UPAs.

Com Mariana Carneiro e Guilherme Seto

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.