Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Guedes reclamou de bola nas costas de Bolsonaro, que mudou de lado sobre servidores

Em conversa reservada, ministro insistiu para que presidente vetasse reajuste a funcionalismo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em meio à polêmica sobre o reajuste de servidores, Jair Bolsonaro e Paulo Guedes tiveram uma reunião dura na manhã desta quinta (7), antes da chegada dos empresários ao Palácio do Planalto.

Depois da conversa, o presidente mudou o discurso.

O ministro da Economia queixou-se a Bolsonaro do que avaliou ter sido uma bolada nas costas no projeto de socorro aos estados.

Com o patrocínio do presidente, diversas categorias foram poupadas do congelamento salarial na votação do Congresso. Guedes havia sido o principal articulador dessa trava e saiu derrotado.

Nessa reunião, o ministro advogou junto ao presidente pelo veto, demonstrou a Bolsonaro que a decisão teria efeitos negativos na economia, com a reação adversa de investidores, o que põe em risco a própria sobrevivência do governo dele.

Guedes ressaltou ainda que se trata de uma injustiça, pois o setor privado já sofre com demissões em massa e a recessão vai se agravar.

Na visão de auxiliares do ministro, Bolsonaro age para atender a sua clientela mas tem noção de "causa e efeito" quando se trata de Guedes. E, por isso, há expectativa de que o presidente cumprirá o compromisso de vetar o reajuste de servidores, apesar da pressão contrária de aliados.

Jair Bolsonaro e Paulo Guedes na saída do STF, nesta quinta (7), após levar empresários ao encontro de Dias Toffoli
Jair Bolsonaro e Paulo Guedes na saída do STF, nesta quinta (7), após levar empresários ao encontro de Dias Toffoli - Adriano Machado/REUTERS

Com Mariana Carneiro e Guilherme Seto

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.