Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Líderes e presidentes de partidos dizem ser excesso apreensão de celular de Bolsonaro

Eles afirmam que haveria solidariedade em defesa do presidente, caso Celso de Mello autorizasse a diligência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Líderes e presidentes de partidos da centro-direita dizem, nos bastidores, ser um excesso o pedido de apreensão do celular de Jair Bolsonaro no inquérito que apura as denúncias de Sergio Moro. Apesar de considerarem difícil a medida prosperar, eles afirmam que haveria solidariedade em defesa do presidente, caso o ministro Celso de Mello autorizasse a diligência. Ainda assim, o discurso tem sido de não apoiar ameaças de Bolsonaro de descumprir decisões do Supremo Tribunal Federal.

O pedido de apreensão foi feito por partidos da oposição. O assunto ganhou força entre parlamentares esta semana por causa da operação contra Wilson Witzel (PSC-RJ), que é chefe de estado e teve celular e computadores levados pela PF. O PGR já se manifestou contrário à diligência.

A PF pediu mais 30 dias para investigar a interferência do presidente no órgão, mas internamente a avaliação é que apuração deve durar mais tempo.

Já a convocação de Abrahan Weintraub (Educação) para depor nesta sexta (29) por ter chamado os ministros do STF de "vagabundos" divide opiniões.

Embora alguns defendam sua saída, ainda mais depois da aparição polêmica na reunião ministerial do dia 22 de abril, há questionamentos sobre o motivo de sua convocação em inquérito que investiga fake news.

A declaração foi dada em privado, embora dentro de um edifício público e durante reunião oficial de ministros, gravada.

Com Mariana Carneiro e Guilherme Seto

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.