Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Mudança repentina de Bolsonaro faz parlamentares colocarem em dúvida veto a reajuste de servidores

Primeiro, ele apoiou que militares e policiais fossem poupados, depois defendeu o discurso de Guedes de contenção de despesas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Imprevisível A mudança brusca de Jair Bolsonaro sobre o reajuste de servidores provocou dúvidas entre parlamentares e membros da equipe econômica sobre se o presidente vetará mesmo a medida, indo contra a sua principal base de apoio político. Primeiro, ele apoiou que militares e policiais fossem poupados, depois defendeu o discurso de Paulo Guedes de contenção de despesas.

Essência Guedes já foi atropelado outras vezes por Bolsonaro, como na reforma da Previdência, quando o presidente ligou diretamente para parlamentares pedindo mudanças no texto da equipe econômica para ajudar policiais. O presidente também não vacilou em demitir Joaquim Levy do BNDES sem consultar o chefe da Economia.

Letra miúda Parlamentares da bancada da bala passaram a quinta (7) elaborando uma alternativa ao veto. Uma saída aventada é sugerir ao presidente ampliar seu veto a outro trecho, o inciso IX, o que liberaria o pagamento de promoções automáticas relevantes, principalmente para militares. Uma derrubada do veto é vista com ceticismo entre líderes do centrão, agora aliados de Bolsonaro.

Com Mariana Carneiro e Guilherme Seto

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.