Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

PF apresenta a novo ministro da Justiça relatório da facada, criticado por Bolsonaro

Inquérito diz que Adélio Bispo agiu sozinho no ataque, mas presidente insiste na existência de mandante

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O diretor-geral da Polícia Federal, Rolando de Souza, vai apresentar na tarde desta quinta-feira (14) ao novo ministro da Justiça, André Mendonça, o relatório do inquérito da facada de Adélio Bispo em Jair Bolsonaro em 2018. A reunião está marcada para o início da tarde.

Cairo Duarte, chefe da PF de Minas, e o delegado Rodrigo Moraes, responsável pela investigação, estarão presentes. A reunião, segundo o ministério, é mais ampla, sobre planejamento da PF para o ano.

A investigação foi apelidada na PF de "mini Lava Jato", por seu detalhismo e extensão. A vida de Adélio foi virada do avesso: perfis na internet, movimentações financeiras, e nada indicou a existência de mandante.

O resultado da investigação desagrada Bolsonaro, que insiste na versão de que há outros envolvidos no ataque, ainda que não tenha provas que sustentem sua versão.

A única esperança de evolução no inquérito não está nas mãos da PF. O STF ainda precisa decidir se autoriza análises no celular do ex-advogado de Adélio, Zanone Júnior.

Após afirmações de bolsonaristas de que o advogado estava sendo pago por supostos mandantes, Zanone teve o celular apreendido. Nas análises iniciais que foram feitas no aparelho até que a Justiça determinasse a interrupção, nada também foi encontrado.

Em 2019, a PF também teve que apresentar o inquérito ao Ministério da Justiça.

Com Mariana Carneiro e Guilherme Seto

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.