Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Advogado deixa caso de Sara Winter e diz que não conseguiu traçar sua estratégia de defesa

Catarinense Claudio Gastão diz ter sido atrapalhado pela 'atuação simultânea de vários advogados'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O advogado criminalista Claudio Gastão da Rosa Filho decidiu deixar a defesa de Sara Winter, líder do grupo armado de extrema-direita 300 do Brasil, que foi presa em operação da Polícia Federal relacionada a inquérito sobre atos antidemocráticos.

O sobrenome real de Sara é Giromini. Sara Winter é um pseudônimo tirado de uma espiã britânica nazista.

Gastão vinha trabalhando com Bertoni Barbosa de Oliveira e Renata Tavares, que seguem na defesa de Sara. Gastão, de Santa Catarina, vinha fazendo a parte escrita da defesa, os outros dois tratam mais da parte operacional em Brasília.​

Sara Winter, líder de grupo armado de extrema-direita chamado 300
Sara Winter, líder de grupo armado de extrema-direita chamado 300 - Reprodução/Youtube

Em nota, Gastão diz que o principal motivo de sua saída é "a atuação simultânea de vários advogados", que não permitiu que traçasse sua "estratégia de defesa".

Gastão vinha se queixando de que diversos advogados estavam entrando com pedido de habeas corpus para Sara, por exemplo, e que isso estava dificultando seu trabalho, já que tinha que peticionar para que fossem arquivados sem julgamento. "Habeas corpus horrorosos", disse, à ocasião.

Sara chegou a assinar uma declaração confirmando que o catarinense era oficialmente seu representante, mas a tática não surtiu efeito e Gastão optou por deixar sua defesa.

Nas redes sociais, a contratação de Gastão vinha sendo motivo de especulação daqueles que perguntavam quem estava arcando com os honorários de um advogado conhecido e, possivelmente, custoso. Ao Painel, o advogado diz que é uma questão que ele trata exclusivamente com seus clientes.

Em sua nota, Gastão diz também que confia "na inocência de Sara e lamenta "a irreparável injustiça decorrente de sua arbitrária prisão".

Com Mariana Carneiro e Guilherme Seto

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.