Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Agora sem Moro, secretários de segurança vão pra reunião com Bolsonaro sem pedido por novo ministério

Eles dizem acreditar que discussão sobre pasta da Segurança Pública já está sendo tocada pelo governo federal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro da Justiça, André Mendonça, receberá nesta quarta-feira (10) pela primeira vez os secretários estaduais de Segurança. Ele os levará para encontro com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no período da tarde.

Curiosamente, uma das principais pautas do conselho de secretários nos últimos tempos, a criação de um Ministério da Segurança Pública separado da pasta da Justiça, não será levada por eles para a reunião.

Eles dizem acreditar que o governo já entendeu o recado e já está trabalhando nesse sentido. Caso sejam consultados, darão a opinião, mas não proporão o assunto na reunião.

Na semana passada, Bolsonaro disse que estuda a criação de uma pasta exclusiva para a segurança.

"Existe a possibilidade. A tal da bancada de segurança tem essa intenção. Talvez eu converse com o Capitão Augusto [deputado federal do PL-SP] essa semana. Se a gente decidir voltar, vou dar o nome do ministro antes de começar a tramitar o projeto para a gente evitar especulações. Tem que ser alguém que entenda do assunto para ser ministro da Segurança Pública", disse Bolsonaro.

O presidente colocou o ex-deputado Alberto Fraga, seu amigo, como possível escolha para chefe da pasta.

Entre os temas que os secretários de segurança apresentarão a Mendonça e Bolsonaro estão o fortalecimento da interlocução entre o Ministério da Justiça e as secretarias estaduais; a desburocratização no repasse de verbas do Fundo Nacional de Segurança Pública para os estados; e a revaliação do modelo de funcionamento da Força Nacional de Segurança Pública, considerada custosa para os estados e pouco útil.

Com Mariana Carneiro, Guilherme Seto e Bruno Abbud

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.