Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Após pressão de Bolsonaro, Pazuello exonera funcionários que assinaram nota sobre saúde da mulher

Presidente distorceu texto que tratava dos serviços essenciais durante a pandemia e disse que procuraria os responsáveis

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) distorcer uma nota técnica sobre acesso à saúde sexual e reprodutiva pelas mulheres durante a pandemia emitida pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde na segunda-feira (1°), o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, exonerou dois dos servidores que assinaram o material.

Danilo Campos da Luz, coordenador de Saúde do Homem, e Flávia Andrade Fialho, coordenadora de Saúde das Mulheres, ambos da Coordenação-geral de Ciclos da Vida da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, tiveram suas exonerações publicadas no Diário Oficial nesta sexta-feira (5).

A nota técnica foi tirada do Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, iniciativa do Ministério da Saúde com a Fundação Oswaldo Cruz e o Instituto Fernandes Figueira, onde havia sido publicada. Ela pode ser lida na íntegra ao final desta reportagem.

Em suas redes sociais, Bolsonaro escreveu na quarta-feira (3) que estava "buscando a autoria" da portaria "sobre aborto que circulou hoje pela internet". "O MS [Ministério da Saúde] segue fielmente a legislação brasileira, bem como não apoia qualquer proposta que vise a legalização do aborto, caso que está afeto ao Congresso", escreveu o presidente.

Na quinta-feira (4), o Ministério da Saúde publicou em seu site uma nota em que dizia que a minuta não possuía legitimidade e não havia sido discutida no âmbito da pasta.

"Informamos que as medidas administrativas foram adotadas para identificar a falha processual e os responsáveis pela elaboração e divulgação não autorizada da referida minuta", dizia o texto.

O tema central da nota técnica publicada na segunda (1°) não é especificamente o aborto, mas a manutenção de cuidados com a saúde sexual e reprodutiva para as mulheres no contexto da pandemia.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello (esq.), e o governador do Amazonas, Wilson Lima
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello (esq.), e o governador do Amazonas, Wilson Lima - Reprodução

"Emerge a preocupação com a saúde das mulheres, nos seus diferentes estágios do curso da vida. A necessidade de garantir acesso integral à Saúde da Mulher perpassa a Saúde Sexual e Saúde Reproduva (SSSR), bem como a saúde Materno-Infantil, e deve ir ao encontro do contexto e das prioridades regionais, de modo a estruturar uma resposta rápida e eficaz à saúde das mulheres", diz a nota.

"Ainda não é possível definir quais serão os reais impactos e consequências da crise causada pela Covid-19 para a saúde das mulheres, em seus vários estágios do curso de vida, no cenário brasileiro. Projeções internacionais estimam que aproximadamente 47 milhões de mulheres em 114 países de baixa e média renda poderão não ter acesso aos contracepvos e, com isso, ser possível ocorrer mais de sete milhões de gravidezes não planejadas entre adolescentes e mulheres", continua.

Quando menciona o aborto, trecho que incomodou Bolsonaro e seus apoiadores, apenas reitera a necessidade da continuidade dos serviços de assistência "aos casos de violência sexual e aborto legal".

Diz também que o "abortamento seguro para os casos previstos em lei" é um serviço essencial e initerrupto a essa população.

Veja a íntegra da nota técnica abaixo.

Com Mariana Carneiro e Guilherme Seto

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.