Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Com ocupação das UTIs acima de 80% há mais de 10 dias, RN aumentará restrições

Governadora Fátima Bezerra (PT) baixa decreto nesta quinta (4); comitê vem recomendando o 'lockdown' desde o dia 21

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A governadora Fátima Bezerra (PT) baixou decreto nesta quinta (4) com medidas mais restritivas à circulação de pessoas para reduzir o contágio do coronavírus.

A situação no estado beira o colapso e, há mais de 10 dias, as UTIs das principais cidades do estado operam com ocupação acima de 80%.

Desde o dia 21 de maio, o Comitê Científico do Nordeste vem recomendando o "lockdown", que é o fechamento rigoroso das atividades, mas segundo auxiliares, técnicos do estado não acreditam ser o caso para o fechamento.

O cientista Miguel Nicolelis, que coordena o comitê do Nordeste, afirma ter indicadores preocupantes de outras sete cidades, além de Natal, e recomenda a restrição rigorosa no estado, com redução de mais de 65% da circulação. Hoje, o isolamento não passa de 42% em Natal e de 41% em Mossoró.

Em Natal, diz ele, a situação "é mais do crítica" e enfatiza que o comitê já emitiu a recomendação pelo lockdown duas vezes desde 21 de maio, a última foi feita na última segunda (2).

O governo do estado prevê evitar o colapso com 40 respiradores que espera do governo federal. Os equipamentos foram prometidos pelo ministro Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), mas não foram entregues.

Segundo o Palácio do Planalto, 40 aparelhos já foram enviados e os outros serão encaminhados nos próximos dias. As informações do governo são de que a situação no estado não é tão crítica.

Depois de publicada esta reportagem, nesta quinta (4), o governo do RN informou que os aparelhos oferecidos pela União foram entregues.

Segundo Nicolelis, Recife, São Luís e Fortaleza, embora ainda em estado crítico, reduziram a rapidez do contágio, que chegou a dobrar em um intervalo de sete dias, com medidas de lockdown. Hoje, em São Luís, o número dobra em 15 dias, segundo os cálculos do comitê.

Com Mariana Carneiro e Guilherme Seto

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.