Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Moro tem rejeição em movimentos pela democracia e critérios geram debates

'Juntos pela democracia' veta ex-juiz, que também não seria bem recebido em manifesto de advogados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ele não Os critérios para definir quem pode participar dos movimentos da sociedade civil criados em defesa da democracia estão gerando debates dentro dos grupos. Ainda que se disponham a congregar pessoas de múltiplos pontos do espectro ideológico, há diferenças que podem ser irreconciliáveis. No caso do 'Juntos pela Democracia', diz-se que a porta está quase totalmente aberta. "Entrarão todos, menos os fascistas. Moro, fora. É o limite", diz o jornalista Juca Kfouri, um dos articuladores.

Espalha roda No "Basta", que reúne juristas e advogados, Moro também não seria bem recebido. "Natural que exista constrangimento com a adesão de algumas pessoas. Estas mesmas figuras são responsáveis diretas por parte importante das mazelas do país", diz o advogado Marco Aurélio Carvalho, um dos articuladores do manifesto.

Verão passado "Não se pode esquecer que o bolsonarismo é filho legítimo da Lava Jato e do golpe de 2016", completa. A presença da assinatura do ex-procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, da Lava Jato, quase fez com que o advogado Carlos de Almeida Castro, o Kakay, retirasse seu apoio, como mostrou a coluna de Mônica Bergamo.

# O "Somos 70%", inspirado em resultado de pesquisa do Datafolha, foi criado pelo economista Eduardo Moreira e disseminou-se de forma descentralizada nas redes sociais. Por esse caráter difuso, Moro teria mais facilidade em se juntar ao clube: bastaria publicar a hashtag do movimento em seu perfil.

Pode chegar "Essa é a diferença do Somos 70%. Não é um movimento com dono, não escolhe as pessoas. As pessoas que o escolhem", diz Moreira. "Qualquer um que esteja contra o governo faz parte. É uma constatação. Não tem lista nem veto", completa.

Clique E não repudiaria se Moro se juntasse? "Poderia diz er assim: 'Sergio Moro, penso absolutamente diferente de você em relação a caminhos para o país'. E é isso aí. Estamos os dois contra o governo", responde Moreira. "As pessoas querem foto de Moro abraçado com Flávio Dino. Isso não vai ter e é isso que faz o fracasso dos movimentos. Vira movimento de vaidade", diz.

Tiroteio

Ao defender que as Forças Armadas são o poder moderador, Aras vestiu a carapuça de conspirador-geral da República

Do deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ), sobre as declarações do procurador-geral da República ao jornalista Pedro Bial, na Globo

Com Mariana Carneiro e Guilherme Seto

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.