Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Rio bloqueia 49 cargos no Ministério Público Estadual para cumprir regime de recuperação fiscal

Com nova rodada de contenção de despesas, estado afasta risco de expulsão do programa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O governo do Estado do Rio publicou dois decretos, nesta segunda (29), com medidas extras de restrição de despesas para compensar violações ao Regime de Recuperação Fiscal. Entre as promessas adicionais, o estado se compromete a bloquear 49 cargos no Ministério Público e 19 na Procuradoria-Geral do estado.

Outros 743 cargos bloqueados dizem respeito à administração estadual. Do total, 710 são da área da saúde e não serão ocupados, apesar da emergência do coronavírus. O governo do estado alega que os cargos já estavam vagos e não podem ser ocupados porque o regime proíbe novos concursos.

Com isso, o governo espera cumprir as exigências do comitê que acompanha o cumprimento do regime pelo Rio, acordado com o governo federal em 2017.

O estado precisava apresentar até esta terça (30) uma lista de restrições extras no valor de quase R$ 31 milhões para cumprir os compromissos do regime, sob risco de ter recomendação de expulsão do programa.

Com a nova rodada de aperto, após apresentar o bloqueio de 9.493 cargos em 15 de junho, o estado afasta o risco de expulsão. O comitê deve aprovar as contas feitas pela fazenda do Rio.

Com Mariana Carneiro e Guilherme Seto

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.