Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Bancada paulista briga para apadrinhar R$ 58 milhões em emendas em ano eleitoral

Autores das emendas, inscritas em 2018, dizem que colegas "pegaram carona" e anunciaram a verba como sendo deles

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A divisão de R$ 58 milhões em emendas da bancada paulista para a compra de tratores e máquinas agrícolas para cidades do interior provocou bate-boca entre parlamentares. Autores das emendas, inscritas em 2018, dizem que colegas "pegaram carona" e anunciaram a verba como sendo deles.

"Todas as cidades da minha região recebeu [sic] zap do capitão Augusto (PL) dizendo q tal emenda q era minha era dele e agora vem o coronel Tadeu (PSL) em Santa Fé. Vcs militares devem aprender ter ética no quartel e na política e parar de achar q são mais esperto do que os outros. Fica a dica.", queixou-se Fausto Pinato (PP-SP) no grupo da bancada.

Outros militares defenderam-se, como o capitão Derrite (PP-SP), que disse para não generalizar a crítica à classe.

Parlamentares queixaram-se ainda de supostas informações privilegiadas de deputados estaduais, vindas da gestão João Doria (PSDB). Segundo essa especulação, eles teriam saído na frente para apadrinhar a verba, o que em ano eleitoral, como 2020, ganha mais relevância política.

O deputado estadual Frederico D'Avila (PSL) chegou a gravar um vídeo com a ministra Tereza Cristina (Agricultura) como "prova" do repasse, que na verdade não passa pela Assembleia Legislativa de São Paulo e é de origem federal. A peça incomodou os deputados federais, que ligaram em peso para a ministra para reclamar.

Embora de origem da União, a verba passa pelo governo do estado, pois se trata de emendas da bancada paulista. Neste caso, cabe ao estado repassar o dinheiro.

Para Pinato, "faltou competência" ao governo federal, ao não informar os deputados que estava pagando as emendas. "Estão pagando e ninguém está recebendo, desse jeito não está agradando ninguém".

Nesta quinta (9), para apaziguar os ânimos, o secretário estadual da Agricultura de São Paulo, Gustavo Junqueira, enviou ofício aos parlamentares com uma espécie de certificado de autoria da emenda para que eles possam mostrar a prefeitos e nas redes sociais que são os donos da verba.

Com Mariana Carneiro e Guilherme Seto

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.