Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Coronavírus

Brasil gastou R$ 67 milhões em repatriações em 2020, maior operação da história

Mais de 38.200 brasileiros foram repatriados, a maior parte deles devido à pandemia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Total O Itamaraty afirma ter utilizado cerca de R$ 67 milhões para operações de repatriação em 2020, sendo a maior parte destinada para casos envolvendo a pandemia do coronavírus. Os recursos vieram de créditos extraordinários de duas medidas provisórias. Desde o começo do ano, mais de 38.200 brasileiros foram trazidos de volta ao Brasil, segundo o governo —26.700 retornaram por via aérea. Trata-se da maior operação de repatriação da história do país, diz a pasta.

Brasileiros em aeroporto de Auckland, pouco antes de embarcar em voo fretado pelo Itamaraty
Brasileiros em aeroporto de Auckland, pouco antes de embarcar em voo fretado pelo Itamaraty - @ItamaratyGovBr no Twitter

Razões “Milhares de brasileiros se viram retidos no exterior, impossibilitados de retornar ao Brasil, em decorrência das medidas de combate à propagação do novo coronavírus, como o fechamento de espaço aéreo, cancelamento de voos comerciais, proibição de deslocamento interno em outros países ou perda de alojamento”, afirma a pasta sobre os motivos das operações.

Famosos Entre os repatriados estão o ex-técnico do Corinthians, Fábio Carille, Marcelo Grohe, ex-Grêmio, ambos estão hoje no Al-Ittihad, e outros profissionais do futebol que lideraram uma empreitada que trouxe brasileiros da Arábia Saudita. Além deles, o modelo e ator Paulo Zulu embarcou na Indonésia em voo de repatriação que trouxe de volta 368 brasileiros retidos no Sudeste Asiático.

Com Mariana Carneiro, Guilherme Seto e Nathalia Garcia


TIROTEIO

O governo Jair Bolsonaro transforma as instituições em um puxadinho do condomínio Vivendas da Barra
De Guilherme Boulos (PSOL), pré-candidato à Prefeitura de SP, sobre a ação da AGU contra o bloqueio de perfis que disseminam fake news

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.