Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Codeputada Raquel Marques deixa mandato da Bancada Ativista e será candidata a vereadora

Ela diz que ideia é barrar crescimento da direita e encaminhar no município pautas de maternidade e infância

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A codeputada Raquel Marques (Rede) deixará o mandato da Bancada Ativista na Assembleia Legislativa de São Paulo e lançará candidatura para o cargo de vereadora na capital.

A Bancada Ativista, composta inicialmente de nove membros, foi pioneira na proposta de candidaturas coletivas no Brasil em 2018. Reportagem da Folha mostrou que elas devem aparecer aos montes em 2020.

Raquel afirma que a mudança acontece para disseminar os ideais do grupo e porque suas pautas na área de maternidade e infância têm bastante demanda em âmbito municipal.

A codeputada Raquel Marques, da Bancada Ativista, que tentará o cargo de vereadora em São Paulo
A codeputada Raquel Marques, da Bancada Ativista, que tentará o cargo de vereadora em São Paulo - Bruno Santos-28.fev.2019/Folhapress

"Recebia muita demanda de mulheres ligada à prefeitura. E a gente vive um momento político muito complicado. Quem tem capital político não pode deixar ele na gaveta. A direita, que não considero um bom caminho político, está crescendo muito", explica Raquel.

Ela diz que sua candidatura foi pactuada com os demais membros da bancada com a ideia de multiplicação da atuação do grupo, permitindo uma atuação entre município e estado.

A candidatura para vereadora teve a ideia, inicialmente, de reproduzir o modelo coletivo da Bancada. No entanto, após a desistência de potenciais covereadoras, Raquel decidiu lançar-se individualmente.

"Por mais diversas razões as demais mulheres acabaram não partindo. 'Ah, meu companheiro está meio assim, ah, eu estou com outras demandas'. Foi desmobilizando. Se já é uma complicação entrar na política, entrar na política e ser mãe é mais difícil ainda".

Com Mariana Carneiro, Guilherme Seto e Nathalia Garcia

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.