Omissão Um levantamento feito pelo deputado Kim Kataguiri (DEM-SP) chama a atenção para chance de Legislativo e Judiciário entrarem em conflito devido à falta de ação do Congresso, segundo ele.
O parlamentar entregou o estudo ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e ao presidente do STF, Dias Toffoli.
Limites Ele aponta uma série de dispositivos da Constituição que não foram regulamentados, dando possibilidade ao Supremo de atuar em temas de competência do parlamento.
Situações de demissão por justa causa e regras para criação e dissolução de municípios são alguns exemplos ainda não regulamentados.
Papel "A omissão na regulamentação de direitos constitucionais abre margem para que o Supremo legisle, o que é ruim para a tripartição do Poder e para a própria matéria discutida, afinal o Congresso promove debates muito mais amplos, representativos e técnicos”, diz.
Com Mariana Carneiro e Guilherme Seto
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.