Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Sistema da PF que reúne dados criminais do país inteiro pode ser aprovado nesta semana e custará cerca de R$ 90 milhões

Atualmente, 27 bancos de dados estão em poder dos estados e não se comunicam

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Todos juntos O Ministério da Justiça quer aprovar nesta semana um projeto da Polícia Federal que vai reunir em um só lugar informações criminais de todo o país. Atualmente, 27 bancos de dados estão em poder dos estados e não se comunicam. Apenas alguns deles estão interligados com o da PF, o que dificulta o trabalho de identificação de autorias de crimes. A proposta que está na mesa custará cerca de R$ 90 milhões aos cofres públicos, que devem ser custeados pelo Fundo Nacional de Segurança Pública.

Movimentação na sede da Policia Federal, em Brasilia - Renato Costa 23.jun.2016/Folhapress

Separado Atualmente a PF trabalha com uma base que conta com cerca de 23 milhões de pessoas cadastradas (alimentada por passaportes, crimes, registros de armas etc). O novo sistema permite chegar até 200 milhões, ou seja, toda a população brasileira.

Power point Chamado Abis (Automated Biometric Identification System), o projeto foi levado pela Polícia Federal à Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), do Ministério da Justiça, que encampou a ideia. Nesta terça-feira (28), haverá uma apresentação aos secretários estaduais. O ministro André Mendonça deve participar.

Din din Na quinta-feira (30), o conselho gestor do Fundo Nacional de Segurança Pública precisa analisar e aprovar a proposta, já que vai custear a implementação do sistema. Depois, o processo vai para Mendonça, que precisa homologar a decisão do órgão.

Velho A ideia de integração de bancos de dados tem pelo menos dez anos, mas nunca saiu do papel. Desta vez vai ser diferente, afirma o presidente do colégio de secretários estaduais, Cristiano Sampaio. O engajamento dos órgãos deu peso para o projeto, segundo ele.

Com Mariana Carneiro, Guilherme Seto e Nathalia Garcia

TIROTEIO

A epidemia chega a 5 meses no Brasil. É cada vez mais difícil assimilar que ainda tem profissional de saúde bolsonarista

De Daniel Dourado, médico e pesquisador da USP, sobre a postura do presidente na pandemia que já matou mais de 87 mil pessoas no país

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.