Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Ministério Público abre inquérito sobre atuação da PM contra manifestantes na Paulista

Promotoria quer saber se polícia agiu preferencialmente contra grupos pró-democracia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Ministério Público de São Paulo instaurou inquérito civil para investigar a atuação da Polícia Militar nos atos na avenida Paulista em 31 de maio.

O MP quer saber se a PM reprimiu o direito de reunião apenas dos grupos em defesa da democracia e contra Jair Bolsonaro. O pedido foi feito pelo deputado estadual Paulo Fiorilo (PT).

Na ocasião, membros de torcidas organizadas participaram das manifestações como parte dos grupos pró-democracia.

A Promotoria de Justiça de Direitos Humanos diz que o objetivo do inquérito será investigar a atuação da PM "na repressão violenta à manifestação pública em favor do Estado Democrático, ocorrida na avenida Paulista em 31 de maio, dispensando tratamento não isonômico em face dos participantes da manifestação contrária ao estado democrático".

Trata-se, ressaltam os promotores, de investigação "voltada exclusivamente à tutela do direito fundamental à reunião, de raiz constitucional".

O Ministério Público apresenta diversas questões à PM: a) houve alguma apuração a respeito da atuação da PM nesse dia; b) houve apuração sobre a proteção dada por um policial a uma mulher que portava um taco de beisebol; c) quantas balas de elastômero e bombas de efeito moral foram usadas; e d) qual é a orientação aos policiais acerca da posse de bandeiras e adereços que remetam ao nazismo, que, segundo manifestantes pró-democracia, foram protegidos por agentes no dia.

"Importante a decisão do MP em instaurar o inquérito. Com o aumento da violência policial, corrigir os erros e qualificar a polícia é fundamental nesse momento de pandemia", diz o deputado Fiorilo.

Com Mariana Carneiro, Guilherme Seto e Nathalia Garcia

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.