Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Secretário do governo Bolsonaro assina moção em defesa de Geraldo Alckmin

Júlio Semeghini foi secretário durante governo do tucano e, mais recentemente, trabalhou com Doria

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações do governo Jair Bolsonaro (sem partido), Júlio Semeghini Neto assinou moção de solidariedade a Geraldo Alckmin (PSDB) após o ex-governador ter sido denunciado pelo braço eleitoral da Lava Jato sob acusação de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica eleitoral (caixa dois).

A lista de apoio tem 62 nomes, e Semeghini é identificado nela como ex-secretário de Economia e Planejamento, cargo que ocupou quando fez parte da equipe do governo de São Paulo de Geraldo Alckmin.

Semeghini tem ligação histórica com o PSDB, tendo sido deputado federal por quatro mandatos pelo partido. Mais recentemente, foi secretário de Governo da Prefeitura durante a gestão de João Doria (PSDB), desafeto de Bolsonaro.

Julio Semeghini, secretário-executivo do ministério da Ciência do governo Bolsonaro
Julio Semeghini, secretário-executivo do ministério da Ciência do governo Bolsonaro - Marcus Leoni-27.out.2016/Folhapress

A relação de Jair Bolsonaro e seus seguidores com o partido dos tucanos tem sido conflituosa. Em março, o presidente vetou a nomeação de Maria do Carmo Brant de Carvalho para a secretaria de Diversidade Cultural devido à filiação da pesquisadora ao PSDB.

As denúncias e operações da PF relacionadas ao ex-senador José Serra e Alckmin foram comemoradas por bolsonaristas nas redes sociais.

"Alguém viu algum 'isentão biografado' parabenizar ações no sentido de averiguação de ilegalidades, para não ser deselegante, nos recentes casos Serra, Gulosinhos e Alckmin (Ramphastidae), como fizeram ao enaltecer movimento de censurar opositores?", escreveu o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) .

"Por onde anda o FHC hein? Ele há algumas semanas não parava de falar, aparecia em toda parte, e na maior parte do tempo falando em impeachment de Bolsonaro. Nas desde que a PF pegou o Serra, ele desapareceu. Por que será?", escreveu o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB).

Procurado pelo Painel, Semeghini não teceu comentários.

Com Mariana Carneiro, Guilherme Seto e Nathalia Garcia

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.