Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Sebastião Salgado apela ao STF por expulsão de invasores de terras indígenas contra Covid-19

Fotógrafo fez vídeo dirigido a magistrados da corte em que pede proteção às comunidades

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em nome deles O fotógrafo Sebastião Salgado gravou um vídeo para fazer um apelo ao Supremo. Ele pede que os ministros da corte determinem a expulsão de invasores de sete terras indígenas como meio de evitar a transmissão de coronavírus. Há uma ação no STF sobre o tema. "Essas invasões são, como vocês sabem melhor do que eu, completamente ilegais. Essas comunidades são protegidas pela Constituição e vocês são o último recurso", diz Salgado. O caso vai ser julgado nesta segunda (3).

Explique-se O relator da ação, Luís Roberto Barroso, deferiu liminar solicitada pela APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) em que obriga a União a criar barreiras sanitárias em 31 terras isoladas para evitar a propagação da doença.

O ministro também determinou o acesso de todos os indígenas ao Subsistema Indígena de Saúde, a elaboração de plano e uma sala de situação para enfrentamento e monitoramento da Covid-19. As ações terão quer ser tomadas com a participação das comunidades.

O ministro, porém, acatou parcialmente a solicitação de expurgo dos invasores. No lugar, ele pediu ao governo ações para isolá-los nas comunidades.

Olho no olho No vídeo, Salgado, que já fotografou diversas cenas na Amazônia, dirige-se diretamente aos magistrados. "Não é só necessário hoje socorrer as comunidades criando este cordão sanitário de proteção (...) como também a expulsão dos territórios indígenas dos invasores", diz.

Destinatário O fotógrafo afirma que as "pessoas de boa vontade" contam com a corte como "último e único recurso". "Muito obrigado e desculpa eu incomodar e fazer uma solicitação a vocês, mas realmente a esperança está na mão do Supremo", conclui. O vídeo será enviado aos ministros pelas entidades que fazem parte da ação. Associações ligadas ao tema e Salgado reclamam da presença de garimpeiros nessas terras, que já foram demarcadas. Dizem que eles usam, por exemplo, os postos de saúde,e há um risco de eles levarem o vírus para as populações locais e indígenas isolados que ficam próximos.

Dados Quatro meses após o início da pandemia, a Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), ligada ao Ministério da Saúde, registrou na quarta-feira passada (29) 15 mil casos de indígenas contaminados e 276 óbitos.O número, contudo, é contestado por entidades e ONGs (organizações não-governamentais) que atuam na assistência de povos indígenas. Levantamento feito pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) registra 19,7 mil casos e 590 óbitos.


TIROTEIO

Quando morriam 50 mil, ele passeava de jet ski. Agora, perto de 100 mil mortos, sai de moto. Ao invés de luto, comemora as mortes

Do deputado Paulo Teixeira (PT-SP), sobre Jair Bolsonaro ter andado de moto e tomado café em uma padaria em Brasília neste domingo


Com Mariana Carneiro, Guilherme Seto, Julia Chaib e Nathalia Garcia

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.