Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Sondada para ser vice do petista Jilmar Tatto em São Paulo, Djamila Ribeiro diz não

Campanha busca uma mulher negra para compor a chapa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Djamila Ribeiro, mestre em filosofia política e colunista da Folha, afirma que recentemente foi convidada a ser vice na chapa de Jilmar Tatto (PT) à Prefeitura de São Paulo, mas recusou o convite. “Fui obrigada a declinar por estar envolvida agora com uma série de projetos que me impedem de participar de uma campanha política”, disse à coluna.

A campanha de Tatto busca uma mulher negra para compor a chapa e tem como meta definir esse nome até a convenção, marcada para 12 de setembro.

Petistas próximos a Tatto, porém, acham difícil conseguir um nome até lá. Carmen Silva, coordenadora do Movimento dos Sem-Teto do Centro, é uma das mais cotadas hoje.

Já o convite a Djamila foi uma atitude impensada: ela não é filiada ao PT e, portanto, mesmo que aceitasse, não poderia concorrer. A lei eleitoral obriga que o candidato esteja filiado ao partido desde abril. Djamila foi secretária-adjunta de Direitos Humanos na gestão de Fernando Haddad (PT) na Prefeitura de São Paulo.

Djamila afirmou ainda que não tem opinião formada sobre apoiar Tatto ou Guilherme Boulos (PSOL), que tem conquistado nomes historicamente ligados ao PT. Para a mestre em filosofia, o cenário eleitoral em São Paulo ainda está em aberto e pode haver alguma união no campo da esquerda.

“Estou aguardando se vai haver essa união, está tudo muito aberto ainda. Quando as coisas estiverem mais concretas, fica mais fácil declarar o apoio. Acredito que esse é o caminho: união de nomes de esquerda”, afirmou. Djamila pregou ainda campanhas participativas, que sejam construídas com mulheres negras, no campo da esquerda.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.