Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Cartórios pressionam Bolsonaro a obrigar pequenas empresas a ter certificação digital

Inovação, incluída em texto na Câmara, recebeu parecer favorável de Flávio Bolsonaro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O lobby dos cartórios trabalha para que Jair Bolsonaro deixe passar um jabuti no texto da MP 983, exigindo que pequenas e microempresas sejam obrigadas a ter certificação digital para emitir notas fiscais eletrônicas. A novidade foi incluída na Câmara e recebeu parecer favorável de Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) no Senado. O presidente chegou a indicar que vetaria o texto, contrariando o filho e atendendo a apelo da área técnica do Ministério da Economia, mas pediu mais 24h para pensar.

Representantes do Sebrae buscaram Flávio para convencê-lo a descartar a inovação. Foram informados de que o senador não faria a mexida para não atrasar a tramitação. Havia tempo: a MP só caducaria em 14 de outubro.

Bolsonaro tem até sexta (25) para decidir se vetará parte do texto que teve a relatoria do filho ou se cederá aos cartórios digitais.

Pelo texto, passa a ser obrigatória a certificação digital na emissão de notas fiscais, excetuando-se os MEI (microempreendor individual). Hoje, a exigência varia de acordo com o fisco e, na Receita, há o interesse de massificar a identificação biométrica gratuita, concorrente da certificação digital paga.

Tiroteio

A preferência etílica do presidente não é critério para indicar ministro ao STF. Espero que o Congresso responda à altura

De Hugo Leonardo, do IDDD, (Instituto de Defesa do Direito de Defesa), sobre Bolsonaro querer nomear ao STF alguém com quem 'tome cerveja'

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.