Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Secretária do Consumidor rechaça críticas, diz que não é 'fiscal do Sarney' e defende apuração do preço do arroz

Chefe da área diz que ação é padrão e que não é 'fiscal do Sarney'; pasta de Paulo Guedes pediu esclarecimentos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Criticada pela Economia, a Secretaria do Consumidor, ligada ao Ministério da Justiça, afirma ter feito 115 notificações a fornecedores sobre preço abusivo durante a pandemia. Os setores foram: serviços funerários, leite, máscaras, álcool em gel e arroz. Segundo a pasta, 400 empresas foram notificadas em 2020 sobre temas variados.

“Recebendo denúncia de aumento abusivo de preços, somos obrigados por lei a apurar, sob pena de prevaricação. Não se trata de ‘fiscais do Sarney’ ou coisa que o valha. Mas sim de regular cumprimento do dever legal. Não havendo comprovação técnica de abuso, arquiva-se o feito”, diz a chefe da Senacon, Juliana Oliveira Domingues.

A secretária faz referência à expressão que ficou conhecida no governo José Sarney (1985-1990), marcado pela inflação. O então presidente pediu que os brasileiros fiscalizassem preços. Muitos, porém, levaram ao pé da letra.

Preocupada com eventuais tentativas de intervenção no mercado, o Ministério da Economia pediu esclarecimentos à Senacon sobre ação tomada quarta-feira (9), quando supermercados e cooperativas foram notificados para explicarem o recente aumento dos preços dos produtos da cesta básica.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.