Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Com aliado de Bolsonaro, ex-prefeito no Piauí diz que roubou menos que o atual em evento do MDB

Senador Ciro Nogueira (PP) gargalhou enquanto José Monção falava sobre a Prefeitura de Cocal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em convenção do MDB neste domingo (6) para oficializar a candidatura do médico Cristiano Britto para a Prefeitura de Cocal (226 km de Teresina), no Piauí, o ex-prefeito da cidade, José Maria Monção (PTB), comparou-se ao atual detentor do cargo, Rubens Vieira (PSDB), e disse ter roubado menos que ele.

"Temos que mudar o Cocal. Não é que o Cocal seja o fim do mundo, mas com essa administração todos padecem. Fui prefeito três vezes, sei do sofrimento, mas também não roubei o tanto que esse aí roubou, não. Esse é descarado, tá afundando o Cocal", disse Monção.

Os presentes reagiram ao depoimento com risadas e palmas. O evento contou com a presença do senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP, que gargalhou e passou as mãos na cabeça enquanto Monção dava seu depoimento. O vice na chapa de Britto, Chico do Nêgo, é do PP.

"Posso até ter tirado alguma coisa, dado para os pobres. Na verdade, ninguém pode ser tão sincero. Se eu tivesse feito tudo direito não tinha ido preso, né? Se eu fui preso tem algum motivo", disse Monção.

"Mas político que rouba, rouba para dar para o povo. Difícil roubar para si. Agora esse aí [Rubens Vieira] roubou para ele. A maior mansão de Cocal é a dele. Quando ele começou na política, não tinha nem uma camionete velha", completou.

Em 2009, Monção foi preso durante Operação Harpia da Polícia Federal, acusado de participação no desvio de R$ 2,6 milhões do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

Em 2015, ele foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí por tentativa de fraude de documento público. Ele teria tentado falsificar o livro de atas da Câmara Municipal de Cocal com o propósito de ter suas contas aprovadas e garantir a candidatura a deputado estadual naquele ano.

Em nota, o prefeito Rubens Vieira lamentou a fala de Monção, classificada como "um discurso de ódio e cheio de acusações levianas".

"O senhor José Maria Monção, ex-prefeito de Cocal-PI, expôs de maneira confessa um conjunto de irregularidades de seu grupo político, e tentou justificar suas ações realizando uma exposição indevida do atual Prefeito, pelo que merece total repúdio em suas palavras e atos", disse.

"Hoje [7 de setembro], em um dia simbólico, em que se comemora a independência do Brasil, a população brasileira necessita refletir, a partir desse tipo de confissão, e afastar da vida política grupos de pessoas que não estão preocupadas com a causa pública", completou.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.