Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Eleições 2020

Marina Helou, da Rede, consegue liminar para participar de debate de candidatos de SP na Band

Deputada deverá ser a 11ª convidada para evento da quinta-feira (1º)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A deputada estadual Marina Helou, candidata à Prefeitura de São Paulo pela Rede Sustentabilidade, recebeu decisão liminar favorável do Tribunal Regional Eleitoral para que participe do primeiro debate entre os postulantes ao cargo, a ser realizado pela TV Band na quinta-feira (1º), a partir das 22h30.

A Band convidou dez candidatos para o debate: Andrea Matarazzo (PSD), Arthur do Val (Patriota), Bruno Covas (PSDB), Celso Russomanno (Republicanos), Filipe Sabará (Novo), Guilherme Boulos (PSOL), Jilmar Tatto (PT), Joice Hesselmann (PSL), Marcio França (PSB) e Orlando Silva (PC do B).

O critério utilizado, ao que tudo indica, foi o de convidar aqueles cujos partidos ou coligações possuam, atualmente, ao menos cinco representantes no Congresso.

Helou argumentou, então, que a Rede Sustentabilidade elegeu seis representantes para o Congresso em 2018. Como o partido não alcançou a cláusula de barreira, três deles deixaram a sigla.

De acordo com o artigo 44 da resolução nº 23.610/2019, do Tribunal Superior Eleitoral, no entanto, como mostrou a candidata, as mudanças de filiação partidária relacionadas à emenda constitucional 97/2017 (que se refere à cláusula de barreira) não devem ser consideradas para o cálculo do tamanho de bancada na definição dos participantes de debates.

"[Para] Os partidos que não alcançaram a cláusula de barreira e que perderam filiados detentores de cargo eletivo com fundamento no § 5º, do art. 17, da Constituição Federal, o marco temporal para a verificação do número de representantes no Congresso Nacional continua a ser o resultado da eleição", escreveu em sua decisão o juiz eleitoral Emílio Migliano Neto.

"Minha presença nos debates é uma oportunidade democrática para mostrar que São Paulo tem opção. Já passou da hora de São Paulo sair da mesmice. Das mesmas promessas e dos mesmos políticos. Eu trago novas soluções para os problemas de sempre. Terei a oportunidade de mostrar que soluções sustentáveis são soluções inteligentes para colocar São Paulo de novo como protagonista no mundo e trazer qualidade de vida para todas as pessoas", diz Helou ao Painel.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.