Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Eleições 2020

Marta Suplicy pede desfiliação do Solidariedade após divergência por apoio a Bruno Covas

Ex-senadora decidiu se juntar à campanha do prefeito pela reeleição, ao passo que partido apoiará França

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Após decidir apoiar a campanha à reeleição do prefeito de São Paulo Bruno Covas (PSDB), a ex-prefeita Marta Suplicy solicitou a desfiliação do Solidariedade neste domingo (13).

A decisão da ex-senadora de endossar o projeto do tucano gerou contrariedade no Solidariedade, que apoiará a candidatura de Márcio França (PSB).

Marta enviou um requerimento ao presidente nacional do partido, o deputado Paulinho da Força, e o presidente municipal, Pedro Nepomuceno, requisitando sua saída da sigla.

O prefeito de São Paulo Bruno Covas (PSDB) e a ex-senadora Marta Suplicy
O prefeito de São Paulo Bruno Covas (PSDB) e a ex-senadora Marta Suplicy - Divulgação

"Comunico meu requerimento aos senhores, bem como ao juízo eleitoral competente, da minha desfiliação deste partido, em caráter irrevogável e irretratável, por motivos políticos que já se tornaram públicos e amplamente divulgados", escreveu Marta.

Ela tem afirmado que se juntou à campanha de Covas em nome da formação de uma frente ampla em defesa da democracia e contra Jair Bolsonaro (sem partido).

Como mostrou a Folha, Covas convidou Marta para coordenar uma frente suprapartidária que fará parte de sua campanha, organizando sobretudo nomes que não são filiados a partidos e querem a reeleição do prefeito.

Ela também deve buscar construir pontes com representantes da juventude para tentar atrair votos para o tucano.

Marta se filiou ao Solidariedade em abril e foi cogitada como vice na chapa de Covas —o nome escolhido foi, ao fim, o do vereador Ricardo Nunes (MDB). Ela construiu sua carreira política no PT, partido pelo qual foi prefeita de São Paulo, senadora e ministra.

Ela deixou o partido em 2015 após tecer críticas à então presidente Dilma Rousseff. Entre 2016 e 2018 esteve filiada ao MDB.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.