Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Olavista vira secretário de Comunicação Institucional do governo Bolsonaro meses após exoneração

Nas redes sociais, Felipe Pedri escreveu que Amazônia deve ser salva da 'desinformação'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O olavista Felipe Cruz Pedri foi nomeado secretário de Comunicação Institucional do governo Jair Bolsonaro (sem partido) nesta sexta-feira (11).

Em sua postagem mais recente nas redes sociais, ele mostrou que, em relação ao tema das queimadas na Amazônia, deverá adotar a estratégia do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, de negar a existência do problema.

"Nós temos que salvar a Amazônia sim, da desinformação", escreveu Pedri.

O olavista Felipe Pedri (esq.) com Eduardo Bittar, líder de grupo de direita venezuelano
O olavista Felipe Pedri (esq.) com Eduardo Bittar, líder de grupo de direita venezuelano - Reprodução/Twitter

Sob o governo Bolsonaro, o desmatamento na Amazônia cresceu 34% de agosto de 2019 a julho de 2020 em comparação com o mesmo período anterior, segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Mesmo com o Exército atuando na região, a Amazônia teve o segundo pior agosto de queimadas dos últimos dez anos.

Conhecido como seguidor fiel do escritor Olavo de Carvalho, Pedri foi um dos autores do manifesto de fundação do Aliança pelo Brasil, partido que Bolsonaro tenta criar.

A peça, publicada em novembro de 2019, é marcada pela exaltação aos "patriotas do passado, do presente e do futuro, unidos por um vínculo moral e de lealdade à pátria", pelo combate ao que chamam de "globalismo", pela crítica à intervenção do Estado na economia e pelo repúdio ao que nomeiam "ideologia de gênero" e ao aborto em quaisquer circunstâncias.

Pedri fez parte do governo Bolsonaro desde o começo de 2019 até abril de 2020, quando foi exonerado do cargo de assessor da Casa Civil pelo ministro Braga Netto. Dias depois, foi nomeado para o gabinete do senador Flavio Bolsonaro (Republicanos-RJ).

Ele agora trabalhará na pasta do ministro Fábio Faria, das Comunicações, e junto a Fabio Wajngarten, secretário-executivo da pasta.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.