Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Eleições 2020

Plano de governo de Russomanno tem trecho quase igual ao de edital da gestão Covas, que fala em plágio

Coordenação da campanha diz não se tratar de cópia, mas que fará retificação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O plano de governo do deputado Celso Russomanno (Republicanos) para a Prefeitura de São Paulo tem proposta que reproduz de modo praticamente literal passagens de editais lançados pela gestão Bruno Covas (PSDB) entre 2018 e 2020.

Em nota, a coordenação da campanha de Russomanno diz que não se trata de "uma cópia" e que a ideia é de aperfeiçoar programas. Também afirma que retificará o trecho em questão. Procurada pelo Painel, a campanha de Covas apontou plágio (veja abaixo).

Ao tratar das propostas em mobilidade urbana e transporte, o programa de Russomanno fala em "Concessão para administração, manutenção, conservação, exploração comercial e requalificação dos terminais de ônibus e de seus empreendimentos associados, e realização de obras de melhoria no perímetro de abrangência".

Trata-se de reprodução praticamente literal de proposta tucana de concessão de terminais de ônibus, que diz em seu edital: "Concessão para administração, manutenção, conservação, exploração comercial e requalificação dos terminais de ônibus Cidade Tiradentes, Pirituba, Santo Amaro e Vila Nova Cachoeirinha e de seus empreendimentos associados, e realização de obras de melhoria no perímetro de abrangência".

Essa formulação aparece também em edital para concessão do terminal Princesa Isabel, na seção de perguntas do site da Prefeitura de São Paulo e em outras páginas oficiais da gestão municipal.

O pacote de privatizações e concessões foi uma das principais bandeiras da atual gestão da Prefeitura de São Paulo.

No plano de governo enviado ao Tribunal Superior Eleitoral por Russomanno, o trecho aparece com diagramação diferente, inclusive, com um sublinhado escuro atrás das letras.

Trecho de programa de governo de Celso Russomanno
Trecho de programa de governo de Celso Russomanno - Reprodução

Em nota, a campanha de Russomanno afirma que a proposta no programa visa "aperfeiçoar e ampliar o projeto de concessão dos terminais de ônibus na cidade de São Paulo, uma vez que já foi aprovado pela Câmara Municipal, incluindo todos os terminais das oito áreas e da área central".

Diz que a "diferença em relação ao da prefeitura é que esta se circunscreve apenas quatro terminais: Cidade Tiradentes, Pirituba, Santo Amaro e Vila Cachoerinha, sendo que a nossa será abrangida para todos os terminais."

A coordenação de campanha de Russomanno diz que "para evitar futuros questionamentos", retificará "o texto da proposta, mantendo o objetivo da redação."

"Lembrando também que programas já adotados pela prefeitura que no nosso entendimento são importantes para a população serão mantidos e ampliados como é o caso em questão, não se configurando uma cópia", conclui.

A campanha de Covas enviou nota em que fala em plágio e cópia, e brincou com o histórico televisivo de Russomanno.

“O plágio do candidato Celso Russomanno mostra que até ele apoia as medidas do prefeito Bruno Covas. E entre o original e a cópia, é melhor ficar com o original. Para o bem do consumidor.”

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.