Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Eleições 2020

Vereador Ricardo Nunes, do MDB, será vice na chapa de Bruno Covas

Ele foi escolhido para o posto após desistência do apresentador José Luiz Datena

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O vereador Ricardo Nunes, do MDB, será o vice na chapa de Bruno Covas (PSDB), que busca reeleição à Prefeitura de São Paulo.

A decisão foi tomada pelo prefeito nesta sexta-feira (11), após almoço com o governador João Doria (PSDB) no Palácio dos Bandeirantes no qual trataram do tema.

O vereador Ricardo Nunes, do PMDB, posa para retrato no Salão Nobre da Câmara Municipal de SP
O vereador Ricardo Nunes, do PMDB, posa para retrato no Salão Nobre da Câmara Municipal de SP - Alisson Louback-22.jan.2013/Folhapress

Após a desistência de José Luiz Datena, que preferiu continuar como apresentador de televisão por enquanto, o partido indicou Nunes para a posição, e o nome foi bem recebido por Covas.

O prefeito dirigiu-se à Câmara Municipal de SP, onde estava sendo realizada convenção do MDB, e lá classificou a aliança entre partidos de "momento histórico".

"Pela primeira vez, os partidos estão juntos na disputa pela Prefeitura de SP. Nunca PSDB e MDB estiveram juntos em São Paulo. Esta vai ser a primeira vez. No momento em que conseguimos construir um arco de aliança amplo, representativo de todas as regiões, faltava um vice (...) Fico muito feliz com a escolha que fizemos", disse Covas.

"O MDB nunca virou as costas para as populações do Brasil. Hoje o MDB renasce na maior cidade do Brasil, que é a nossa capital. Hoje é um dia de festa democrática", disse o deputado Baleia Rossi, presidente nacional do MDB.

Alguns membros do PSDB vinham pressionando por um nome do partido, composta pelo secretário-executivo municipal Ricardo Tripoli ou pela senadora Mara Gabrilli, mas prevaleceu a escolha por um membro da coligação.

Outros partidos da coligação, como o DEM, apoiaram a decisão pelo nome de Nunes, sob o argumento de que seria desmoralizante para o o grupo de partidos uma chapa pura, pois poderia deixar a impressão de que não existe ninguém qualificado para a posição em seus quadros.

Além disso, após resultados de pesquisas de intenção de voto favoráveis ao tucano, o núcleo de campanha de Covas passou a olhar com simpatia a possibilidade de escolha de um vice que não fosse tão conhecido publicamente como Datena, Celso Russomanno (Republicanos) ou Marta Suplicy (PT).

Esses nomes trariam consigo também uma parcela de reprovação, o que não seria o caso com um vice menos popular.

Nos últimos anos, Nunes, membro da bancada religiosa com bom trânsito entre católicos, notabilizou-se na Câmara por presidir a CPI da Sonegação Tributária da Câmara, que levou a gestão Covas a multar os bancos Itaú e Santander em cifras bilionárias por suposta fraude fiscal.

Instalada em 2018, a CPI da Sonegação Tributária investigou eventuais fraudes e sonegações fiscais de empresas de factoring, leasing e franchising que atuam na capital paulista, embora estejam sediadas oficialmente em municípios que cobram alíquota menor de ISS (Imposto sobre Serviço).

Em 9 de maio de 2019, o Itaú fechou acordo com a comissão pelo qual se comprometeu a trazer operações de leasing e de cartões e a empresa Rede para São Paulo. Com isso, a cidade passaria a arrecadar cerca de R$ 230 milhões em impostos.

Semanas depois, o banco Santander Brasil aceitou pagar cerca de R$ 195,5 milhões para encerrar as investigações sobre a instituição na CPI. O banco era acusado de ter uma sede de fachada em Barueri de sua empresa Santander Leasing para evitar o pagamento de ISS (Imposto Sobre Serviços) na capital paulista, onde o valor da alíquota é maior.

"Ouvi que pesaria contra o Ricardo [Nunes] o fato de ter sido um dos grandes responsáveis por uma CPI responsável por multar bancos e grandes empresarios. Na minha visão, isso pesa a favor. Quem não tem medo de enfrentar os grandes pra ajudar os pequenos tem que ser reconhecido", disse Covas.

Nunes tem 52 anos, é empresário, e tem seu eleitorado concentrado na zona sul da capital.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.