Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Campanha de TV de Russomanno vai usar 'coração' para falar de cracolândia

Região tornou-se tema preferencial dos candidatos à Prefeitura de SP nesse início de disputa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um dos programas da campanha de TV de Celso Russomanno (Republicanos) tratará da cracolândia, tema preferencial dos candidatos nesse início da disputa pela Prefeitura de São Paulo.

O programa, gestado pelo publicitário Elsinho Mouco, terá três eixos: verdade, coragem e coração.

Sobre o primeiro, verdade, a ideia é a de não esconder o que acontece no local, diferentemente dos antecessores que, segundo avaliam, não mostram a realidade da vida no local, com tráfico de drogas em público e criminalidade desenfreada.

A coragem será a de enfrentar o problema sem temor em relação à resistência de organizações criminosas que atuam no local, com medidas firmes na segurança pública.

O coração, por fim, seria o reconhecimento de que os frequentadores e moradores da cracolândia são pessoas com histórico de problemas sociais e psicológicos e precisam de uma rede de assistência para ajudá-los a lidar com a drogadição.

Em 2016, durante debate eleitoral, Russomanno apresentou estratégia repressiva para tratar da cracolândia e propôs um cordão de isolamento, com revista de todos que entrassem e saíssem da cracolândia, e também a infiltração de agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) para obter informações de inteligência que pudessem levar à prisão de traficantes.

O olhar compassivo de Russomanno à cracolândia se integra ao bloco de concessões que os candidatos da direita têm feito em São Paulo para tentar obter apoios no centro ou mesmo entre progressistas, como mostrou o Painel.

Joice Hasselmann (PSL) critica a desigualdade nove vezes no seu plano de governo e menciona a “geografia da exclusão” na cidade. Arthur do Val (Patriota) diz que “o olhar social será prioritário, a despeito do largo preconceito que se espalha sobre os liberais”.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.