Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Eleições 2020

Russomanno aciona Justiça contra vídeos em que Joice fala em delação da Odebrecht e em Dilma, mas perde

Advogados do candidato disseram que material passa a imagem de que ele seria 'corrupto e desonesto'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A campanha de Celso Russomanno (Republicanos) acionou a Justiça eleitoral para pedir a exclusão de publicações da concorrente Joice Hasselmann (PSL) e solicitar direito de resposta, mas teve os três pedidos negados.

Em publicações nas redes sociais, Joice mencionou que delatores da Odebrecht afirmaram que Russomanno teria recebido R$ 50 mil em caixa 2 nas eleições de 2010.

À época, segundo os delatores, o codinome utilizado para se referir a Russomanno no sistema de cobranças era "Itacaré".

O deputado disse na ocasião que eles estavam "falseando com a verdade".

Joice também publicou vídeo em que o deputado aparece ao lado de Dilma Rousseff (PT) e torna público seu apoio a ela em campanha presidencial. Ela colocou a legenda "patrulha da mentira" no material, ironizando o quadro de TV "Patrulha do Consumidor", de Russomanno.

“São Paulo merece uma prefeita que nunca desviou dos seus princípios. Está na hora de dar um basta na corrupção e nas mentiras que tentam fazer o povo acreditar. Honestidade na política tem jeito”, escreveu a deputada federal.

Em seus pedidos, os advogados de Russomanno argumentam que o material é "mentiroso" e ofensivo à honra. Além disso, estaria "passando a imagem que o representante seria mentiroso, corrupto e desonesto".

Em suas decisões, os juízes eleitorais Renato Perine e Guilherme Silva e Souza disseram não ver ofensa à honra de Russomanno e enxergaram no material apenas críticas pertinentes à disputa política.

"É da essência da disputa eleitoral o embate entre os candidatos para apresentarem-se como a melhor opção ao eleitor, sendo natural a manifestação desprestigiosa ao adversário, eventual destaque à atuação contrária àquilo que esse prega, divulgação de fato anterior que, para alguns, seria desabonador e, ainda, vinculação da imagem do candidato às condutas anteriores a fim de que este aparente não ser merecedor da confiança do eleitor", escreveu Perine.

Nesta sexta (9), Joice teve uma vitória na Justiça eleitoral e conseguiu a suspensão da exibição do material de campanha de Guilherme Boulos (PSOL) que contava com a participação do ator Wagner Moura.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.