Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Aliados de Bolsonaro tentam emplacar versão de que presidente não perdeu eleição

Segundo esse discurso, o objetivo do presidente nunca foi eleger alguém, mas manter coesa a base conservadora e evangélica

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Apesar da derrota neste domingo (15) da maioria dos candidatos apoiados ou que se associaram a Jair Bolsonaro, aliados do presidente tentam emplacar a versão de ele não sai mais fraco. Segundo esse discurso, que veio à tona à medida em que as más notícias brotavam das urnas, o objetivo do presidente —que incluiu “lives eleitorais gratuitas” agora alvo do Ministério Público— nunca foi eleger alguém, mas manter coesa a base conservadora e evangélica.

“O resultado das eleições no Rio e em São Paulo é a maior prova de que o problema não foi Bolsonaro. [Marcelo] Crivella foi explícito em se declarar bolsonarista e teve um desempenho melhor [do que Russomanno]”, diz Sérgio Lima, marqueteiro de políticos de direita e do Aliança pelo Brasil, partido que Bolsonaro tentou criar.

Para ele, a disputa no Rio ganhará relevância para a base bolsonarista no segundo turno, uma vez que ficará sem vitrine na eleição de São Paulo. Mas aliados do presidente projetam derrota de Crivella e, também por isso, acreditam que Bolsonaro manterá distância da capital fluminense.

O marqueteiro de Russomanno, no entanto, discorda. Elsinho Mouco vai na linha da oposição, que colocou o presidente como âncora. Ele disse ao Painel que a lealdade do candidato a Bolsonaro contribuiu para a derrota.

Para ele, três fatores levaram à derrocada do candidato que ele batizou de CR10: “assumir o CRmito, a pouquíssima estrutura financeira e o mínimo de tempo de TV tiraram o brilho e a chance”. “Assumir o CRmito”, explica, significa associar sua imagem à de Bolsonaro e não abandoná-lo ao perceber que a rejeição do presidente estava prejudicando sua candidatura.

Tiroteio

O Tatto não vai para Paris, vai para Perus ajudar o Boulos ganhar

Do deputado Alexandre Padilha (PT-SP) sobre o apoio do PT em SP, fazendo referência à abstenção de Ciro Gomes (PDT) em 2018

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.