Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Baseado em ação da PF citada por Bolsonaro, órgão do Amazonas suspende dezenas de licenças de desmatamento

A medida se deu a pedido da PF na Arquimedes, operação usada por Bolsonaro para acusar europeus

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O órgão de proteção ambiental do Amazonas suspendeu nos últimos dias dezenas de autorizações para exploração florestal, após detecção de fraudes e irregularidades.

A medida se deu a pedido do Ministério Público e da Polícia Federal, na Arquimedes —operação usada por Jair Bolsonaro para acusar europeus. Na maioria dos bloqueios, o desmatamento estava ocorrendo em terras da União, segundo as investigações. As documentações fundiárias questionadas foram emitidas pelo Incra.

Cerca de 1.500 processos de planos de manejo foram apreendidos e estão sendo analisados por investigadores. Cerca de 125 deles estão ativos, ou seja, emitindo licenças para o transporte de madeira. Do total, 47 estão sendo acusados de irregulares (a análise ainda não finalizou).

De acordo com a Arquimedes, as autorizações não poderiam ser emitidas porque estão dentro de terras da União. O Ipaam, que é quem concede as licenças, afirma que não tinha como ter conhecimento antes. "Quando recebemos um documento com anuência do Incra, a gente não questiona se houve uma fraude lá, a gente dá continuidade", afirma Maria do Carmo Santos, diretora do órgão.

A recomendação do MPF e da PF foi para cancelamento imediato. O Ipaam, porém, diz que é preciso esperar o Incra se manifestar sobre fraudes nos casos, o que não agradou investigadores. Segundo o procurador Leonardo de Faria Galiano, haverá em breve uma formalização mais definitiva sobre providências para as irregularidades constatadas.


TIROTEIO

Macapá diz fora Davi e o Brasil diz o quê??? Kajuru pergunta: ainda vai ter senador apoiando a reeleição?
Do senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO), sobre protestos em Macapá contra o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM)


LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.