Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Eleições 2020 senado

Candidatos dizem que TSE beneficiou irmão de Alcolumbre e vão à Justiça contra novas regras em Macapá

Tribunal mandou retornar horário eleitoral gratuito na TV e aumentou o limite de gastos na campanha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Novas decisões do TSE alterando regras da eleição em Macapá irritaram candidatos e viraram questão judicial. O tribunal mandou retornar o horário eleitoral gratuito na TV e no rádio e aumentou o limite de gastos na campanha em 40%.

A reclamação principal é de que as medidas beneficiam um único candidato, Josiel Alcolumbre (DEM), irmão do presidente do Senado. Ele é detentor do maior tempo de TV e teve as maiores despesas até o momento, podendo gastar mais a partir de agora.

Os candidatos de PSB, Podemos, PT e Cidadania fizeram um mandado de segurança, pedindo que o TSE reveja a decisão sobre o horário obrigatório na TV. Alegam que nenhum dos candidatos fez o pedido para estender a propaganda e que o TRE já havia decidido o contrário.

Coordenador da campanha de Patrícia Ferraz (Podemos), Carlos Monteiro afirma que a decisão do TSE de determinar nova propaganda na TV surpreendeu os candidatos. “Isso prejudica os demais, porque dá vantagem ao candidato que tem maior tempo de TV e maior força política”.

“Nem José Sarney (MDB) ousou fazer o que está sendo feito por este grupo político no Amapá hoje”, afirma o ex-governador Camilo Capiberibe (PSB), coordenador da campanha de João Capiberibe (PSB), referindo-se ao ex-presidente que criou o estado do Amapá e controlou a política local.

O irmão do presidente do Senado lidera uma coligação de 12 partidos e, por isso tem tempo de TV de 4 minutos e 20 segundos, quase o mesmo que todos os demais concorrentes juntos.

Davi Alcolumbre é o principal cabo eleitoral do irmão e participou ativamente no esforço para a religação da energia em Macapá, inclusive em viagem ao lado do presidente Jair Bolsonaro.


TIROTEIO

Marta deu uma grande colaboração nesta campanha. Apresentou Parelheiros e Cidade Tiradentes para Bruno Covas
De Marco Aurélio de Carvalho, do grupo Prerrogativas, sobre a participação de Marta Suplicy na campanha do tucano


LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.