Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu desmatamento

Em reunião, PF culpou europeus por desmatamento na Amazônia e lembrou exploração de pau-brasil

Polícia disse a embaixadores que Europa não certifica madeira que importa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Antes de Jair Bolsonaro nesta terça (17), a Polícia Federal já tinha dito no início do mês a embaixadores que outros países também têm culpa sobre o desmatamento da Amazônia, não só o Brasil. O encontro teve fala dura de um delegado, de que não é a primeira vez que a demanda europeia coloca em risco espécies nativas do país. A frase foi ilustrada com imagem de índios cortando pau-brasil. Agora, afirmou a PF, é a vez do ipê. A polícia disse ainda que a Europa não certifica a madeira que compra aqui.

Imagem de índios cortando pau-brasil que ilustrou apresentação da PF
Imagem de índios cortando pau-brasil que ilustrou apresentação da Polícia Federal - Reprodução

A PF expôs na reunião países europeus que estavam importando madeira ilegal do Brasil. A lista era resultado de uma operação que fez apreensões no Amazonas. A ação embasou parte do discurso do presidente em reunião dos Brics, como mostrou a Folha.

No encontro do dia 5 de novembro, a PF disse que as exigências de certificação da Europa não funcionam, o que facilita, segundo essa visão, a entrada de madeira ilegal. A legislação que lá existe para controle de carne foi comparada com a de madeira. Segundo os policiais, a primeira é bastante rígida, enquanto a segunda é frágil.

A questão principal apontada é que, no caso da madeira, a certificação europeia não exige a cadeia de custódia, que é o caminho desde a origem até a venda.

Por causa do desmatamento ilegal, sustenta a polícia, madeiras nobres, como o ipê, são comercializadas lá fora por um preço baixo, comparável ao valor do eucalipto, que é uma árvore que cresce em poucos anos.

Chefe da unidade regional da PF no Amazonas, o delegado Alexandre Saraiva conduziu a conversa. O diretor-geral, Rolando de Souza, estava presente

Presidente da associação de exportadores de madeira do Pará, Roberto Pupo diz que Bolsonaro deu tiro no pé com a declaração.

Tiroteio

A gente estava lá esperando a pesquisa de boca de urna e quando chegou levamos foi uma urna na boca

De Elsinho Mouco, marqueteiro de Celso Russomanno (Republicanos), sobre o espanto com os números da eleição no domingo (15)

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.