Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Eleições 2020

Maior doação de campanha de ex-assessor de Eduardo Bolsonaro veio de prefeito aliado de Doria

Paulo Chuchu é apontado como operador de esquema de fake news contra opositores do presidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Eleito vereador em São Bernardo do Campo, o ex-assessor de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) Paulo Chuchu (PRTB) recebeu a maior doação de sua campanha, R$ 10 mil, de Orlando Morando (PSDB), prefeito reeleito da cidade e aliado próximo de João Doria (PSDB), um dos principais alvos dos bolsonaristas.

Reportagem da Folha mostrou que Morando é o campeão da triangulação de verba eleitoral no país. Nesses casos, em vez de direcionar dinheiro aos candidatos, os partidos dão a alguns deles, que escolhem para quem e quanto repassar.

Chuchu é apontado como um dos principais operadores de esquema de fake news contra opositores de Jair Bolsonaro. O Painel mostrou que Chuchu e Eduardo estenderam o raio de influência também à Assembleia Legislativa de São Paulo, onde foram nomeadas para gabinetes bolsonaristas a irmã e a mulher do vereador recém-eleito.

Chuchu também recebeu doações à sua campanha de Vinicius Tadeu Sattin Rodrigues, do PSL, suplente de Eduardo Bolsonaro, e de Otavio Fakhoury, empresário bolsonarista investigado no inquérito das fake news.

Paulo Chuchu, eleito vereador de São Bernardo do Campo pelo PRTB
Paulo Chuchu, eleito vereador de São Bernardo do Campo pelo PRTB - Reprodução/Instagram

Morando disse ao Painel que doou para Chuchu como fez com todos os candidatos de sua coligação, "sem exceção".

"O Paulo Chuchu é morador de São Bernardo, policial aqui, escolheu o PRTB, que é o partido do general Mourão, presidido pelo Levy Fidelix, e tenho outros 17 partidos na minha coligação, além do meu. É a maior coligação da região metropolitana. Minha aliança com o Chuchu se deu através do PRTB".

O prefeito diz que Chuchu já ajuda em sua interlocução com o governo federal. "O Eduardo Bolsonaro esteve em uma audiência em Brasília com nosso secretário de Saúde e o ministro [Eduardo] Pazuello e foi bastante exitosa para que a gente pudesse credenciar no nosso novo hospital de urgência as UTIs do SUS".

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.