Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Eleições 2020

Márcio França tem propaganda suspensa na Justiça por suspeita de receber informações privilegiadas

Campanha teria feito uso de pesquisa eleitoral que ainda não havia sido divulgada pelo Instituto Badra

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Justiça Eleitoral suspendeu nesta terça (10) propaganda da campanha de Márcio França (PSB) sob suspeita de que ele tenha tido acesso a informação privilegiada do Instituto Badra, que tem seu amigo Maurício Juvenal como diretor-presidente, como revelou o Painel.

O pedido de interrupção da exibição do material foi da chapa de Bruno Covas (PSDB), acolhido por decisão liminar do juiz Guilherme Silva e Souza.

A propaganda exibida nesta terça (10) mostra dados de pesquisa de intenção de voto do Badra divulgada pouco depois da meia-noite. No entanto, os candidatos só podem enviar peças de TV às emissoras até as 17h do dia anterior à exibição. Dessa forma, França teria que ter tido acesso aos dados da pesquisa já na segunda (9).

Procurado, o Badra diz que cumpriu à risca todos os procedimentos. A campanha de França afirma que não se pronunciará.

França e Juvenal são próximos e definiram-se como amigos à coluna. No período em que o primeiro foi vice-governador e governador de SP, o segundo foi chefe de gabinete e secretário de Desenvolvimento Econômico (pasta tocada por França).

Pesquisa eleitoral do Badra foi suspensa após as chapas do PSOL e do PSDB apontarem viés pró-França na elaboração do roteiro de perguntas.

As siglas argumentaram que o nome de França foi apresentado antes da pergunta sobre quem o entrevistado votaria, o que teria beneficiado o político do PSB. A chapa de Bruno Covas também apontou conflito de interesses —o Instituto Badra fez vídeo de campanha para França.

Juvenal disse ao Painel que a Badra não tem qualquer relação com França e que o candidato nunca tentou influenciar nas pesquisas.

"Não é do meu perfil atender pedidos nada nobres e, muito menos, do Márcio França fazer esse tipo de pedido. Aliás, a postura que a Badra adota já inibe qualquer um de fazer pedido torto ou tentar influenciar o que for", afirmou.

França declarou ser um "amigo respeitoso" de Juvenal. "Ele é um profissional competente, tenho certeza de que ele faz as suas coisas com ética, e o fato de sermos amigos não interferiria em nada do que ele faz".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.