Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Eleições 2020

Orlando Silva diz que entrevista de Russomanno sobre 'mãe de leite negra' é enciclopédia do racismo

Candidato diz que fala do concorrente tem 'clássicos do racismo' e 'dói na alma'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Para o candidato à Prefeitura de São Paulo Orlando Silva (PCdoB), as falas de Celso Russomanno (Republicanos) sobre ter sido criado por uma "mãe de leite negra" transformaram a participação do concorrente na sabatina da Folha e do UOL em uma "enciclopédia do racismo".

Ao ser questionado sobre o motivo para ter repudiado ação da gestão Bruno Covas (PSDB) no dia da consciência negra, Russomanno disse: "Não vou polarizar essa questão. Eu fui criado por uma mãe de leite, negra. Eu sou uma pessoa que não vejo diferença entre os negros e os brancos. Tenho grandes amigos que são negros. E tive namorada, inclusive. Eu não tenho problema nenhum com isso. Agora, a prefeitura não pode fazer uma campanha e não dizer para população o que é que ela está fazendo".

Silva classificou a fala como repugnante.

"É difícil pensar em algo mais violento que a vida das escravizadas submetidas à condição de amas de leite: estupradas e obrigadas a ter filhos permanentemente, separadas deles com violência, compradas, vendidas, alugadas para cumprir esta função que as brancas rejeitavam", disse.

"Não falta na entrevista, é claro, os clássicos do racismo 'tenho até amigos negros', 'até namorei negras'. Mas nada me revolta mais, como negro, do que essa afirmação abjeta sobre as amas de leite. Isso dói na alma de quem conhece a história da escravidão e o racismo estrutural", completou o deputado federal.

Russomanno classificou a ação da Prefeitura de São Paulo, que colocou imagens de punhos fechados em semáforos, como "vandalismo" e tentou associá-la à promoção de ideologias de esquerda.

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (5) mostrou nova queda de Russomanno na disputa pela Prefeitura de São Paulo. Agora ele se encontra empatado tecnicamente com Guilherme Boulos (PSOL) e Márcio França (PSB).

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.